“Tudo boa Gente”, retrata a imigração italiana no Brasil

“Tudo boa Gente”, produzido pelo documentarista João Braun, será lançado em sessão especial e gratuita no dia 06/12, no Centro Cultural Sesi

Será lançado no próximo dia 06/12, em Pato Branco, o documentário “Tudo Boa Gente”, trabalho do documentarista e publicitário Pato-branquense João Braun, que retrata aspectos da imigração italiana no Brasil, a partir do relato de personagens nativos do Sudoeste do Paraná, envolvidos direta ou indiretamente pela iimigração.

O filme é uma realização do Ministério da Cultura através do Fundo Nacional da Cultura Lei Rouanet. O lançamento será realizado no próximo dia 06/12, no Centro Cultural Sesi, em Pato Branco. A premiére será às 20 horas, será gratuita e aberta a toda a comunidade. O evento faz parte das programação das festividades de Natal do Município de Pato Branco.

A narrativa de “Tudo boa gente” se desenrola a partir da história de três personagens centrais, que não se conhecem, mas que se relacionam e se conectam pelo tema a partir do que vivem e do que viveram.
Eles são o professor Marcos Bortolli, descendente de imigrantes e autor da trilogia “Quando meninos viram homens”, livros inspirados nas experiências de sua família; Rosa Dócimo , ela própria imigrante italiana; e do ex-jogador de futebol Willian Tumelero, que foi atleta profissional na Itália.  “Quando comecei a escrever, percebi que estava indo em uma linha convencional, mais voltada para aspectos históricos. Esse não era o meu objetivo, até porque já existiam muitos trabalhos nesse sentido. Foi aí que tive a ideia de buscar três pessoas ou histórias que pudessem transmitir o que estava procurando, ou seja, os desdobramentos da imigração italiana do século XIX  e início do século XX”, conta Braun, sobre a proposta de narrativa do filme.
A partir do ponto de vista dos personagens, “Tudo boa gente” explora as dificuldades, incertezas e as heranças, tanto de quem possui suas origens na Itália, quanto de quem mais recentemente fez o caminho inverso, buscando novas perspectivas de vida no país europeu.

O documentário foi filmado em Pato Branco, Santa Izabel do Oeste, e também no município de Ascoli Piceno, na Itália, cidade onde o Willian morou no período que representou o Ascoli Calcio.

Este é o segundo trabalho de Braun que aborda o tema da imigração. O primeiro, “Travessia Brasil Haiti”, aborda a imigração haitiana em Pato Branco, percebido de forma mais intensa a partir do ano de 2013. “Com o “Travessia” foi assim também. Fomos para o Haiti para documentar uma realidade e com “Tudo Boa Gente” não poderia ser diferente. Eu acredito que é preciso experienciar uma realidade: como é estar em um país onde não se fala o idioma nativo, como as pessoas se comportam , como é a vida dessas pessoas e como elas se relacionam entre si”, explica.

Plataformas

Após o lançamento, “Tudo boa gente” também deverá ser disponibilizado em plataformas de streaming. “Esta premiére será algo especial e exclusiva. O documentário possui uma carta de intenção de distribuição da O2 Play, que possivelmente fará uma carreira semelhante a do “Travessia Brasil Haiti” que hoje está presente em plataformas como Prime Video (Amazon Prime) e serviços on demand como Apple TV, Google Play, Now, Vix Tv. Mas ainda não temos previsão de quando isso irá acontecer. E, por isso, pensamos em  acessibilizar para que a população possa assistir em primeira mão”, afirma o Produtor.

Sobre o Produtor

João Braun
Publicitário de formação (Universidade Positivo), deu seus primeiros passos como fotógrafo e documentarista em 2011, quando cursava Comunicação Social em  Curitiba-PR, com o ensaio: O tempo é o melhor artista em A Sombra da Riqueza do Brasil. Em seus trabalhos adota a imersão social como prioridade e o contato com as raízes de seus temas.
No ano de 2018, lançou o livro fotográfico documental Travessia Brasil – Haiti e também sua exposição fotográfica que circulou entre os anos de 2018 a 2019 nos estados do Paraná e Santa Catarina.

No ano de 2019, lançou seu  primeiro longa documental “Travessia Brasil-Haiti” no festival Lift Of Global Network na Inglaterra. Atualmente  o documentário está disponível em mais de 120 países que falam o português, inglês e espanhol através das plataformas de streaming e vídeo on demand. No IMDB (Internet Move Database) a obra se destaca com a nota 8.0. O catálogo é uma das maiores bases de dados online sobre cinema e a indústria do entretenimento. O documentário também está sendo distribuído pela O2 Play.

  • Serviço
    Tudo boa gente
  • Estreia: 06/12 (quarta-feira)
  • Local: Centro Cultural Sesi
  • R. Xingu, 833 – Amadori, Pato Branco
  • Horário: 20 horas
  • Gratuito

Empresas patrocinadoras do projeto através do Fundo Nacional da Cultura Lei Rouanet.

  • Rozimbo Peças
  • Atlas Eletrodomésticos
  • Avícola Pato Branco
  • PoliSaúde
  • Center Supermercados
  • Enerquímica
  • Xpert
  • Inobram
  • Sollo Sul


Contribuição de pessoas físicas

  • Andrei Pagnoncelli
  • Fábio Pagliosa
você pode gostar também

Comentários estão fechados.