No único treinamento, realizado na quinta-feira (10), antes de enfrentar o Mogi na noite desta sexta-feira (11), pelo Novo Basquete Brasil (NBB), no Ginásio do Sesi, em Pato Branco (PR), o técnico do Pato Basquete, Dedé Barbosa, concentrou suas atenções em fazer ajustes finos no último passe.
Este, quem sabe seja um fundamento importante para a equipe, que nas últimas partidas oscilou entre vitórias e derrotas, inclusive com placar adverso na última partida disputada em casa, quando o Pato perdeu para o Cerrado.
Querendo fazer as pazes com a vitória, e principalmente em casa, o Pato que venceu na primeira rodada o Mogi em São Paulo, tem um objetivo bastante claro, vencer a partida e assim estar mais próximo da classificação para os playoffs.
Contudo, sabe que o adversário que estará em quadra não é o mesmo da primeira rodada, uma vez que naquela ocasião, a equipe paulista tinha baixas devido a covid-19. Mas, o próprio Pato não será o mesmo, porque também não estava com o elenco completo devido a doença.
Outra situação que tem grande peso no confronto, é o fato de as duas equipes serem concorrentes diretas para classificação na próxima fase. Enquanto o Pato hoje é o 10º colocado, com 38,5% de aproveitamento, o Mogi está em 15º, com 30,8% de aproveitamento.
Afirmando ser um jogo único tamanha a importância e pontuar sobre o adversário direto, Dedé Barbosa também dá destaque à necessidade de um bom resultado principalmente após a derrota diante do Cerrado. Precisamos ter um número de 12 ou 13 vitórias para realmente nos garantirmos nos playoffs, então sabemos que é um confronto direto, difícil, que essa equipe [Mogi] vem figurando nos últimos anos nos playoffs, é uma equipe forte”, afirma o treinado que após as partidas disputadas no Nordeste teve um tempo maior para recompor e treinar a equipe.
“A viagem do Nordeste para a equipe foi bem puxada. Então deu um tempo para os meninos descansarem no domingo e segunda-feira, voltamos a treinar firme na terça, com contato ontem [quarta], já direcionando totalmente para o confronto com Mogi”, relata Dedé Barbosa pontuando que com a exceção de Servelin, que passou por procedimento cirúrgico, poderá contar com o elenco completo.
Importância
A importância do confronto com o Mogi é sem dúvida assunto recorrente entre os jogadores.
O armador Gemadinha assim como nas últimas partidas que o Pato perdeu, voltou a comentar a postura da equipe. “Entramos mal nos últimos jogos, mas [temos que] focar principalmente nos erros para corrigir. Sabemos o potencial do nosso time, é um campeonato bom que estamos fazendo, sabemos que esse próximo jogo é um confronto direto e talvez uma possível classificação para os playoffs. Então estamos preparados e para assegurar essa vitória para Pato.”
Paulo Sheurer também destaca a relevância da partida, “é um time que faz confronto direto conosco e temos que ir com tudo. É um jogo que vai ter um peso enorme, mas [vamos] partir para a vitória.”
O confronto com o Mogi será a última partida do Pato antes da parada do NBB. Neste intervalo vai acontecer o jogo das estrelas, e Scheuer foi convocado para compor umas das equipes.
O ala/pivô fala em aproveitar o momento. “Não tem como não ficar feliz em ser convocado. É só ir lá aproveitar e depois focar total no campeonato.”