Na tarde dessa quinta-feira (9), o Pato Futsal publicou em suas redes sociais, a confirmação de Sérgio Lacerda como treinador da equipe para as temporadas 2022 e 2023.
O treinador mais vitorioso da história do futsal pato-branquense, chega para sua terceira temporada, e logo na sua apresentação oficial a imprensa e patrocinadores, que ocorreu poucas horas depois do anúncio, afirmou que pessoalmente volta com as experiências acumuladas após sua última passagem pela equipe. “Aprendizado muito grande que fortaleceram. Que as vezes não vamos ter em mão tudo aquilo que quer, para planejar uma equipe dos sonhos, mas tem que fazer uma equipe que vença.”
Com relação ao Pato, ela disse que um dos fatores que sempre o fez pensar em voltar, tem ligação com organização estrutural. Lacerda lamentou o desligamento de profissionais que fizeram parte da sua comissão técnica. “Nos anos que passei aqui, a gente fez a área técnica e a parte administrativa, fora de quadra um trabalho muito forte. Não ganhamos duas Ligas [Nacional de Futsal – LNF], a troco de nada, só no trabalho de quadra, foi uma gestão muito bem feita na oportunidade”, pontuou Lacerda completando que pontuou com a nova diretoria que é importante que organização e disciplina também é importante. O treinador ainda comentou em fatores familiares.
O treinador destacou que o trabalho de base, e a dar oportunidades para jogadores de 13, 15 e 17 anos deve ser mais incentivado.
Em 2006, Lacerda levou o Clube Atlético Patobranquense ao título do Campeonato Paranaense da Chave Ouro. Ele retornou em 2017 e logo conquistou mais um título da Série Ouro, desta vez com o Pato Futsal. Já em 2018, o treinador foi um dos responsáveis pelas conquistas do Pato Futsal na Taça Brasil de Clubes, na Liga Sul e na Liga Nacional de Futsal. O Pato foi o primeiro clube paranaense a ter conquistado a LNF. O bicampeonato veio em 2019, também sob o comando de Lacerda, após vitória sobre o Magnus na decisão, fora de casa, por 6 a 0.
Elenco
Para a composição do elenco Lacerda teve ampla atuação. Segundo ele, “estamos conseguindo fazer uma equipe bastante equilibrada [entre jogadores experientes e jovens]”, o que é uma característica das equipes por onde passou, no entanto, o treinador afirmou que somente o tempo poderá dizer se a equipe formada é boa ou ruim.
Somados os nomes já apresentados ao longo da semana, com algumas novidades, na noite de ontem, patrocinadores e imprensa conheceram 15 nomes do elenco 2022.
Destes três são goleiros, Dudu, Ale Falcone e Ryan (renovado); quatro fixos, Beiçola, Eder, André (renovado) e Cabreuva; cinco alas, Luciano, Leozinho, Gregory, Samuka e Keel; e três pivôs, Dedezinho, Xitão e Sinoê.
Comissão técnica
Também foi apresentado os nomes de quem vai trabalhar com Lacerda fora de quadra.
Para função de preparador físico, o Pato contratou, que trabalhou de 2016 a 2021 no Passo Fundo Futsal e estava não Galo de Dois Vizinhos atualmente.
Quem vai trabalhar como preparador de goleiro será Ederson Antônio da Rocha, o Jariquinho. Filho do último treinador do Pato, ele tem passagens por equipes do Rio Grande do Sul, Maranhão e do Paraná, tendo atuado também no SER Caxias de Caxias do Sul, no elenco de futebol.
O supervisor segue sendo Alex Bauer; o fisioterapeuta, Willian Araújo e o atendente Anderson Nether (Adocica).