O Pato Futsal conquistou o 3º lugar nos Jogos da Juventude do Paraná, encerrados no último domingo (19) em Pato Branco, sede da etapa final. Representado pelo elenco sub-17, o time comandado pelo técnico Gilson Batista superou o Umuarama por 2 x 1 na disputa pelo bronze. Os gols da vitória foram marcados por Léo e Alexandre.
Antes da conquista, o Pato havia sido eliminado nas semifinais após empatar por 2 x 2 no tempo normal e perder nos pênaltis para Ibiporã, por 5 x 3. A equipe adversária consagrou-se campeã ao bater Cascavel na decisão por 8 x 2.
Formação de talentos e conquistas nacionais
A equipe sub-17 pato-branquense é uma das potências de base do futsal paranaense e também garantiu recentemente o bronze na etapa nacional dos Jogos Escolares, em Brasília, representando o Colégio Agostinho Pereira.
Entre os talentos revelados estão os atletas Tércio (goleiro), Léo (fixo), Dudu e Gabriel (alas).
O destaque Dudu foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17, que disputará um torneio internacional no Senegal, em novembro.
Pato Branco: capital do esporte paranaense
A rodada final dos Jogos da Juventude de 2025 reuniu 89 delegações, 422 equipes e mais de 4,6 mil atletas de várias regiões do Estado. As competições englobaram futsal, basquete, vôlei, handebol, badminton, natação, ciclismo, rúgbi e vôlei de praia, consolidando Pato Branco como “a capital do esporte do Paraná”.
O coordenador de Esportes de Rendimento da Secretaria de Estado do Esporte, Emerson Venturini, destacou o impacto do evento:
“Os Jogos da Juventude consolidam a base do esporte paranaense. É aqui que descobrimos jovens talentos que, no futuro, vão representar o Paraná e o Brasil.”
Próximos desafios do Pato Futsal
Após o destaque nos Jogos da Juventude, a equipe de base do Pato Futsal volta as atenções para as fases finais do Campeonato Paranaense Sub-17 e Sub-20 de Futsal. O trabalho de formação de atletas do clube é coordenado por Richard Nascimento, com comissão técnica formada por Rafael Kanela (preparador físico) e Andrei Antonio (treinador de goleiros).





