O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), alcançou 42,53% de execução na obra de restauração em concreto da PRC-280, que liga Palmas a Clevelândia, na região Sudoeste do Paraná. A medição mais recente, referente a julho, indica que já foram investidos R$ 80.069.966,96, de um total de R$ 188.250.000,00 destinados ao projeto.
A obra, que se estende por 45 quilômetros, utiliza a técnica de whitetopping, onde o antigo pavimento asfáltico, após melhorias, é aproveitado como base para a aplicação de um novo pavimento rígido de concreto. Os trabalhos começaram no perímetro urbano de Clevelândia e seguem em direção a Palmas, passando pelo entroncamento com a SC-155 (trevo do Rincão), que dá acesso ao município catarinense de Abelardo Luz.
Atualmente, o trecho opera em sistema pare-e-siga 24 horas por dia, com os serviços sendo realizados em um sentido da rodovia por vez. Já há segmentos concluídos com pavimento de concreto em todas as faixas e acostamentos.
Cronograma e Investimentos
A obra integra uma contratação de modalidade integrada, onde os primeiros meses foram dedicados a estudos e levantamentos necessários para a elaboração do projeto executivo de engenharia. Esse processo teve início em setembro do ano passado, com as atividades no trecho da PRC-280 começando efetivamente em abril deste ano. O avanço foi significativo, passando de 1,67% de execução em março para 42,53% em julho. O prazo total para a conclusão dessa etapa é de 360 dias.
LEIA MAIS
- Licitação para restauração e ampliação das PR-180 e PR-281 tem vencedor
- Instituições do Sudoeste recebem recursos para manutenção de espaços de atendimento infantil
Serviços Complementares
Além da restauração do pavimento, a obra inclui a implementação de dispositivos de drenagem, sinalização horizontal e vertical, correção da geometria em interseções e acessos, bem como serviços adicionais, como plantio de grama e instalação de defensas metálicas. Esses trabalhos se estendem da rotatória com a Avenida Nossa Senhora da Luz em Clevelândia até o trevo da Codapar em Palmas.
Comentários estão fechados.