Na manhã desta terça-feira (17), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou três grandes operações para cumprir 143 mandados judiciais relacionados a crimes como homicídios, tentativas de homicídio, tráfico de drogas e roubo de cargas. Três operações simultâneas estão em andamento em 22 cidades do Paraná, além dos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Mais de 300 policiais participam da ação, que conta com o apoio de helicópteros e cães policiais para auxiliar na busca por drogas e armas.
As operações contam com a colaboração da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Polícia Penal do Paraná, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Operação Cortina de Fumaça
Uma das operações em destaque é a Cortina de Fumaça, realizada em conjunto pela PCPR e PRF, com o objetivo de desmantelar duas organizações criminosas envolvidas no tráfico de drogas e roubo de cargas. Esta operação ocorre em 12 cidades do Paraná e no estado de São Paulo, mobilizando 150 policiais. Ao todo, são 19 mandados de prisão preventiva e 38 de busca e apreensão a serem cumpridos em cidades como Francisco Beltrão, Curitiba e Cascavel.
Durante a investigação, foi identificado que uma das organizações criminosas utilizava caminhões de transporte para enviar entorpecentes do Paraná para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, disfarçando as drogas em cargas lícitas. A quadrilha, liderada por um empresário do setor de transportes, teve suas operações financeiras atingidas, com o bloqueio de contas bancárias de 23 pessoas físicas e 7 empresas.
As autoridades já apreenderam mais de seis toneladas de maconha, 65 quilos de crack e 240 quilos de skunk, gerando um prejuízo estimado em R$ 14 milhões para os criminosos. Um dos líderes da quadrilha, foragido do Rio Grande do Sul, foi preso em Francisco Beltrão com identidade falsa.
Operação Caim e Abel
A Operação Caim e Abel, realizada pela PCPR em conjunto com a PMPR, Polícia Federal e Polícia Penal do Paraná, visa o cumprimento de 49 mandados judiciais relacionados a homicídios e tentativas de homicídio. A ação ocorre em cidades como Palotina, Cascavel e Foz do Iguaçu, no Paraná, e em Balneário Camboriú (SC), Campo Grande (MS) e Volta Redonda (RJ).
As investigações apontam que os crimes estavam relacionados à disputa entre facções criminosas. O líder de uma dessas facções, preso no Paraguai, ordenava os homicídios, que eram executados por membros do grupo. Durante as investigações, três armas de fogo e diversas drogas foram apreendidas.
LEIA TAMBÉM
- Pato Branco amplia conectividade com novo voo direto para Campinas
- Paraná Combate chega ao fim em Pato Branco; confira os campeões
Operação Manutentia II
A terceira operação em andamento, a Manutentia II, está sendo executada nas cidades de Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Cerca de 30 policiais cumprem sete mandados de busca e apreensão relacionados a crimes como tráfico de drogas, posse de arma de fogo e comércio ilegal de armas.
Colaboração entre forças de segurança
As autoridades ressaltaram que a cooperação entre a PCPR, PRF e outras forças de segurança foi fundamental para o sucesso das operações, que visam desmantelar grandes organizações criminosas que atuam no Paraná e em outros estados.
Comentários estão fechados.