Premio Faciap – Pelo Paraná 05/09/2023

Prêmio Faciap
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná está lançando a segunda edição do Prêmio Faciap de Jornalismo. Poderão concorrer reportagens veiculadas no período de 1º de janeiro de 2023 a 10 de novembro de 2023. As reportagens serão analisadas em cinco categorias: Impresso; Televisão, Rádio, Internet e Fotojornalismo.

Prêmio Faciap  II
Para concorrer, os candidatos devem inscrever os trabalhos de 1º de outubro a 10 de novembro de 2023, com o preenchimento de um formulário e envio dos trabalhos conforme orientação na página do prêmio. Link do regulamento: https://materiais.faciap.org.br/lp-premio-faciap-de-jornalismo.

Jogos da Juventude
O estado do Paraná conquistou 18 medalhas no primeiro final de semana dos Jogos da Juventude. Foram cinco medalhas de ouro, seis de prata e sete de bronze. O Paraná ocupa a terceira posição no quadro de medalhas, atrás de São Paulo e Santa Catarina. As conquistas ocorreram no ciclismo, no taekwondo, no badminton, no wrestling (luta olímpica), na ginástica rítmica e no atletismo.

Opção de direita
Os músicos Chitãozinho e Xororó lançaram o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), como opção da direita para a Presidência da República em 2026, durante um show realizado pela dupla em Foz do Iguaçu (PR), no Hotel Mabu, na última sexta-feira (1°). Ratinho e sua equipe esteve na fronteira para inauguração da nova sede do 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Isenção de IPI
O deputado federal Beto Richa (PSDB-PR) apresentou um projeto que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para aquisição de veículos de transporte escolar, tipo van, por motoristas autônomos. A iniciativa pode beneficiar mais de 100 mil trabalhadores.

Parques tecnológicos
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação vai repassar R$ 240 milhões para 19 parques tecnológicos do país. Na lista estão três paranaenses: PTI (Parque Tecnológico Itaipu), Instituto de Tecnologia do Paraná e Liga Paranaense de Combate ao Câncer (Erasto Gaertner).

Museu do Café
O Museu do Café, em Londrina, foi inaugurado no fim do mês passado. O museu é um importante equipamento cultural pensado para valorizar, preservar e manter viva a história da cafeicultura do Paraná. Com uma área de 1.014,62m2, o Museu do Café está localizado no antigo prédio da 10ª Subdivisão Policial.

Engavetamento
Engavetamento entre veículos na BR-277, em Balsa Nova, Região Metropolitana de Curitiba, na tarde de sábado (2) vitimou cinco pessoas. Segundo a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mais de 50 veículos se envolveram na batida. A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) informou que outras 16 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas a hospitais de Curitiba e Palmeira.

Prêmio Fecomércio
As inscrições do VII Prêmio Fecomércio Sesc Senac PR de Jornalismo foram prorrogadas até dia 11 de setembro. A inscrição deve ser feita neste formulário https://forms.gle/2avrsXFMRotoomKV9. A iniciativa premia reportagens em cinco categorias: jornalismo impresso, webjornalismo, telejornalismo, radiojornalismo e fotojornalismo.

PSS
A Polícia Civil do Paraná abriu nesta segunda-feira (4) as inscrições para um processo seletivo para o preenchimento de 98 vagas de estágio. As inscrições devem ser feitas até o dia 12 de setembro, por meio de um formulário, disponível no portal https://www.policiacivil.pr.gov.br/Estagio. As oportunidades estão distribuídas em diversas cidades do Paraná.

Padrão nacional
A emissão da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) no padrão nacional para os Microempreendedores Individuais (MEIs) de todo o país passou a ser obrigatória no da 1° de setembro. A mudança é obrigatória e válida somente para microempreendedores individuais, ou seja, não inclui outros tipos de empresas.

LOA 2024
O projeto LOA para 2024 foi entregue ao Legislativo federal.  A proposta traz como prioridades para o próximo ano as áreas de saúde, educação e habitação. O salário mínimo que deve entrar em vigor a partir de 1º de janeiro do ano que vem será de R$ 1.421,00. A proposta orçamentária privilegiou a  área da saúde com um aumento superior a 140%. Todos os ministérios terão pelo menos os mesmos recursos de 2023.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.