Sergio Perez conquistou a primeira vitória na corrida Sprint da temporada no Circuito da Cidade de Baku na tarde de sábado, batendo Charles Leclerc e Max Verstappen e conquistando 8 pontos.
Com o formato Sprint da F1 sendo revisado para 2023, uma nova sessão de qualificação ‘Shootout’ definiu o grid para a corrida de 17 voltas, que ocorreu em condições climáticas agradáveis e contou com ação do início ao fim.
Um piloto que não participou foi o estreante na F1 Logan Sargeant, que caiu no tiroteio e foi retirado da corrida de 100 quilômetros devido aos danos significativos que seu carro Williams sofreu no incidente.
Enquanto isso, o grid estava com outro carro mais leve depois que a Alpine fez mudanças na suspensão do carro de Esteban Ocon em condições de parque fechado, com a equipe passando por um fim de semana particularmente desafiador nas margens do Mar Cáspio.
Quando as luzes de largada se apagaram – com os pilotos com pneus médios, exceto Lando Norris e Valtteri Bottas – o pole position Leclerc manteve a liderança na Curva 1, com Perez segurando P2.
Atrás, uma disputa incrível aconteceu entre Verstappen e o rápido George Russell, com os dois indo lado a lado na sequência de abertura de curvas antes que a Mercedes passasse à frente da Red Bull na curva 3.
Verstappen não foi um homem feliz depois de ceder a posição, levando ao rádio e acusando Russell de abrir caminho – replays confirmando o contato e uma batida na parede para o bicampeão mundial.
Assim como Verstappen acendeu as ondas do rádio e solicitou uma investigação da FIA, um incidente peculiar viu Yuki Tsunoda de AlphaTauri subvirar na parede na saída da curva 13, espalhando detritos – e seu pneu traseiro direito – sobre o circuito.
Com o Safety Car virtual implantado, Leclerc segurou o P1 de Perez, Russell, Verstappen e companheiro de equipe Carlos Sainz, com Fernando Alonso limpando Alex Albon da Williams para colocar seu Aston Martin na cauda da Mercedes de Lewis Hamilton.
Apesar de perder uma roda, Tsunoda voltou mancando para os boxes e os mecânicos tentaram fazer os reparos. No entanto, ficou claro assim que ele voltou à pista que o dano era terminal, forçando o Safety Car completo a aparecer, sob o qual Ocon optou por uma parada barata e mudou para os macios.
Comentários estão fechados.