A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) concluiu neste mês a perfuração de um poço de 1.080 metros de profundidade em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado, com o objetivo de captar água do Aquífero Guarani para o abastecimento público. O poço, que já passa por testes operacionais de vazão e análises físico-químicas, deve proporcionar um aumento de 60% na capacidade de produção de água da Sanepar na cidade.
Segundo a gerente-geral da Sanepar, Rita Camana, a expectativa é que o poço permita a captação de até 200 mil litros de água por hora, uma conquista significativa para a região. Ela destaca que a decisão de explorar o Aquífero Guarani veio após tentativas frustradas de perfuração no Aquífero Serra Geral e a insuficiência dos rios locais para atender à crescente demanda de água.
“A alternativa foi buscar a água que está há mais de mil metros de profundidade”, afirma Rita Camana.
Devido às características do Aquífero Guarani na região, a água chega à superfície com uma temperatura de 49 graus Celsius. Antes de ser distribuída, será necessário resfriá-la para 25 graus Celsius por meio de torres de resfriamento, que estão previstas no projeto de tratamento.
LEIA TAMBÉM
A Sanepar já contratou uma empresa especializada para desenvolver os projetos de tratamento, resfriamento e transporte da água captada até os sistemas de distribuição. Após a conclusão dos projetos, será iniciado o processo de licitação para implantação das obras, garantindo que o sistema entre em funcionamento o mais breve possível.
Este é o primeiro poço perfurado no Aquífero Guarani nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná destinado ao abastecimento público. A perfuração, que começou em abril de 2024, foi finalizada dentro do cronograma previsto, entre 1.060 e 1.200 metros de profundidade. De acordo com as projeções da Sanepar, a captação desse poço deve garantir o abastecimento de água para Dois Vizinhos até 2040.
Comentários estão fechados.