Foi divulgada na tarde do domingo (24), mais uma pesquisa doInstituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), que mostra a intenção de voto e os índices de rejeição dos eleitores paranaenses para o Senado e Governo do Estado e para a Presidência da República.
A amostra foi realizada entre os dias 19 e 21 de julho em todas as regiões do Paraná. Foram entrevistadas, por telefone, 1.200 pessoas com 16 anos ou mais.
O Senador Alvaro Dias permanece em primeiro lugar na preferência dos paranaenses, com 32% das intenções de votos, um aumento em relação à pesquisa anterior, divulgada no início do mês. Em segundo lugar está o ex-juiz Sergio Moro com 29%. Paulo Martins aparece em terceiro, com 5% das intenções de votos, seguido de Orlando Pessuti e Guto Silva, ambos com 3%. Desiree Salgado foi escolhida por apenas 1% dos entrevistados e os outros candidatos não pontuaram.
A diferença entre Alvaro Dias e Sergio Moro é ainda maior quando a disputa se concentra entre os dois candidatos. Neste cenário, ALvaro Dias sobe para 38% das intenções de votos contra 32% de Sergio Moro.
Rejeição de Sérgio Moro é a maior entre os eleitores
Quando a pergunta é sobre o candidato que o eleitor não votaria de jeito nenhum, Sergio Moro aparece em primeiro lugar, com 30% de rejeição, um número bem maior comparado ao Senador Alvaro Dias, que aparece com apenas 17%.
Governo e Presidência
Para o Governo do Paraná, a disputa está entre o atual governador Ratinho Junior e Roberto Requião. De acordo com a pesquisa, se as eleições fossem hoje, Ratinho se reelegeria em primeiro turno com 51% das intenções de voto. Requião ficou com 25%.
Na corrida pelo Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro é a escolha 47% dos paranaenses. Lula ficou em segundo lugar, com 29%.
A pesquisa IPESPE está registrada no TSE BR – 02620/2022 e PR- 01338/2022. A margem de erro é de 2.9 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95,5%.