Uma pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) ao grupo Datacenso, divulgada quarta-feira, 13, sobre a expectativa de compras neste Natal, revelou o comportamento do consumidor de Francisco Beltrão.
A coleta das informações foi realizada por telefone entre os dias 1º e 5 de dezembro, com 603 consumidores nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Cascavel, Londrina e Francisco Beltrão (83 do total de entrevistados).
Conforme o levantamento, a valorização do comércio de rua continua em alta. A pesquisa mostra que cerca de metade dos consumidores pretende fazer compras em lojas físicas de rua, sobretudo os beltronenses e guarapuavanos.
A pesquisa também indicou que o consumidor paranaense pretende gastar em média R$ 155,51. Os de Beltrão, R$ 144,09.
O empresário João Manoel Rios, vice-presidente da Associação Empresarial (Acefb) para Assuntos do Comércio, analisa a pesquisa. “O comércio vai sentir isso nos próximos dias [procura antecipada pela compra de presentes]. E o atendimento ao cliente pesa muito na decisão de compra. Por isso é importante que os nossos lojistas estejam preparados, sempre buscando inovações”.
Raio X de Francisco Beltrão
Perfil do consumidor entrevistado (espontânea única)
Gênero masculino – 55%
Feminino – 45%
Faixa etária
De 18 a 25 anos – 15%
De 26 a 35 anos – 31%
De 36 a 45 anos – 18%
De 46 a 55 anos – 45%
Acima de 55 anos – 22%
Renda familiar mensal
Até R$ 1.320 – 8%
De R$ 1.321 até R$ 2.640 – 18%
De R$ 2.641 até R$ 6.600 – 35%
De R$ 6.601 até R$ 13.200 – 24%
Mais de R$ 13.200 – 12%
Não informou – 4%
Como pretende comemorar o Natal de 2023 (estimulada única)
Na casa de familiares – 55%
Em casa – 33%
Viagem – 9%
Na casa de amigos – 1%
Almoço ou jantar em restaurante – 0%
Outras citações – 1%
Percentual de consumidores que costuma pesquisar e comparar preços de produtos antes de comprar os presentes de Natal (espontânea única)
Sim – 90%
Não – 10%
Feminino – 85%
Masculino – 82%
O que os consumidores buscam na hora de comprar presentes? (estimulada única)
Buscar o melhor custo-benefício (melhor preço X melhor qualidade) – 60%
Investir nos presentes que quer dar, independente do preço – 19%
Priorizar o preço mais baixo na hora de escolher um presente – 21%
Percentual de consumidores que compra o presente com antecedência ou deixa para última hora (estimulada única)
Compra o presente com antecedência – 67%
Deixa para a última hora, esperando encontrar promoções e descontos especiais – 33%
Fatores que mais chamam a atenção em uma loja, na hora da compra (espontânea múltipla)
Atendimento ao cliente – 67%
Qualidade dos produtos – 23%
Promoções e descontos – 23%
Preços competitivos – 32%
Confiabilidade da loja – 17%
Variedade de produtos – 18%
Tempo de entrega e opções de frete – 8%
Formas de pagamento diferenciadas – 13%
Avaliações e opiniões de outros clientes – 6%
Divulgação dos produtos – 4%
Decoração da loja – 1%
Organização da loja – 1%
Outras citações – 3%
Presentes de Natal que pretende comprar (espontânea múltipla)
Roupas – 55%
Calçados – 24%
Perfume/Cosméticos – 15%
Acessórios (bolsas/cintos/relógios/semijoias) – 15%
Brinquedos – 29%
Eletrônicos – 8%
Chocolates – 12%
Livros – 5%
Artigos esportivos – 1%
Bebidas (Vinhos/whisky /Cervejas/Gin) – 3%
Celular/Smartphones – 5%
Outras citações – 14%
Não sabe – 4%
Comparativo do valor de compra do Natal deste ano com o ano passado (estimulada única)
Inferior – 15%
Igual – 40%
Superior – 37%
Ainda não sabe – 4%
Não comprou ano passado – 4%
Forma de pagamento que pretende utilizar ao comprar os presentes de Natal (estimulada única)
À prazo com cartão de crédito – 27%
À vista no cartão de crédito – 15%
À vista no PIX – 22%
À vista no débito – 13%
À vista em dinheiro – 18%
Crediário de loja – 5%
Quantidade de pessoas que pretende presentear no Natal (espontânea única)
Até 3 pessoas – 45%
De 4 a 6 pessoas – 44%
Mais de 6 pessoas – 10%
Média de pessoas – 4
Valor médio que pretende gastar com as compras de Natal neste ano (espontânea única)
Francisco Beltrão R$ 144,09
Local onde pretende fazer as compras de Natal (espontânea múltipla)
Loja física de rua – 68%
Internet (lojas virtuais) – 27%
Loja física em shopping – 18%
Canais de comunicação que consideram mais eficientes para se informar sobre promoções e ofertas de presentes para o Natal (espontânea múltipla)
Redes sociais (Facebook, Instagram) – 54%
Anúncios online – 15%
Aplicativos de compras – 14%
Recomendações de amigos e familiares – 13%
Promoções via Whatsapp – 18%
E-mails promocionais – 8%
Sites e blogs especializados – 5%
Catálogos impressos – 6%
Pessoalmente na loja – 5%
Televisão – 4%
Outras citações – 5%
Sentimento e expectativa dos consumidores paranaenses em relação a economia do Brasil para 2024 (estimulada única)
Desanimado – 14%
Preocupado – 47%
Esperançoso – 38%
*Com informações da assessoria de imprensa/Faciap.
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