A Administração Municipal de Coronel Vivida, representada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, realizará uma visita técnica com pesquisadores no Sítio Geológico da Cratera de Impacto da Vista Alegre. O evento ocorrerá no dia 01 de julho, com início às 09h, no Distrito de Vista Alegre, localizado em Coronel Vivida.
A visita será marcada pela presença de pesquisadores renomados de diversas instituições internacionais, entre elas a Unicamp – Brasil, Unesp – Brasil, NASA – EUA, Universidade Brigham Young – EUA, Universidade do Arizona – EUA, Universidade Livre de Amsterdã – Holanda e Universidade Western Ontario – Canadá. Esses especialistas em geologia estarão realizando análises no local, buscando aprofundar o conhecimento sobre a cratera de impacto e seus efeitos geológicos.
Cratera de Impacto
O Sítio Geológico Cratera de Impacto de Vista Alegre representa uma amostra do resultado provocado por fenômeno astrofísico que ensejou a formação de um monumento natural raro, denominado na geologia de astroblema. Significa a evidência de antigo impacto de corpo celeste, provavelmente meteorito, na superfície terrestre, ocasionando uma cratera. No caso da cratera de Vista Alegre, uma das cinco evidências até o momento localizadas no território brasileiro e uma das únicas do mundo em rochas basálticas, com características geomorfológicas de 9,5 km de diâmetro e um desnível do assoalho até as bordas mais altas de 100m, formando uma grande depressão. Feições geológicas importantes comprovam tal fenômeno como a presença de “cones de estilhaçamento”, “fragmentos rochosos fundidos”, uma espécie de vidro e as chamadas “feições planares de deformação”, formando assim rochas aflorantes denominadas de “brechas”.
Comentários estão fechados.