A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira, a Operação Verde-Branco com o objetivo de desmantelar uma Organização Criminosa (Orcrim) especializada em tráfico internacional de drogas. Com atuação principalmente no Estado do Paraná.
Nesta fase da operação, cerca de 50 agentes da PF estão em campo para executar 8 mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão em diversas cidades paranaenses. Francisco Beltrão, Guarapuava, União da Vitória, Curitiba e Santa Helena. Além disso, ações de sequestro e bloqueio de bens e valores associados aos investigados também estão sendo realizadas.
As investigações tiveram início em janeiro deste ano, quando um membro do grupo foi preso em flagrante enquanto transportava maconha em um veículo particular. A investigação revelou que o grupo importava frequentemente grandes quantidades de maconha do Paraguai.
A organização introduzia a droga no Brasil através da cidade de Santa Helena e, em seguida, distribuía-a por outras cidades do Paraná. Em Curitiba, a Orcrim também abastecia veículos com cocaína para posterior distribuição.
Um ponto de destaque é que os líderes desta organização integram uma facção criminosa de atuação nacional. E mesmo encarcerados, ainda mantinham o controle das operações do grupo.
A operação recebeu o nome “Verde-Branco” em referência às drogas foco da organização: maconha (verde) e cocaína (branco).
Com essa ação, a Polícia Federal reitera seu compromisso no combate ao tráfico de drogas. E a desarticulação de organizações criminosas que atuam no território brasileiro.
Comentários estão fechados.