A Polícia Federal (PF), no âmbito da Operação “Crazy Handful”, desarticulou, na tarde de terça-feira, dois laboratórios clandestinos com grande capacidade de produção de drogas sintéticas na região Metropolitana de Curitiba. A investigação foi mais um marco no trabalho de inteligência que vem sendo realizado pela corporação no controle e repressão aos desvios de produtos químicos para a produção de substâncias entorpecentes.
Na ação foram apreendidos cerca de 14.800 comprimidos de ecstasy já prontos para consumo, além da droga conhecida como skunk (versão mais elaborada da maconha) e petrechos, como prensas e pinos de punção, usados na identificação dos comprimidos vendidos no mercado ilícito. Foi apreendida também a quantidade de 800g de MDA, princípio ativo do ecstasy, quantidade suficiente para produzir, ainda, ao menos mais 8 mil comprimidos da mesma droga sintética.
Além disso, retirou-se de circulação grande quantidade de insumos químicos utilizados na rota sintética do MDA, que resultariam em pelo menos mais 30 mil comprimidos de ecstasy. Dessa forma, estima-se que, além dos 14.800 comprimidos prontos para consumo, evitou-se que ao menos outras 30 mil unidades da droga fossem produzidas pelos laboratórios ora desarticulados. O nome da Operação faz referência ao episódio da série de TV “Breaking Bad”, no qual autoridades descobrem que desvios de insumos químicos estão relacionados à produção de drogas sintéticas.