Brincar com pipas perto da rede elétrica pode custar vidas. Na cidade da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, a Copel registrou dois desligamentos consecutivos provocados por pipas enroscadas na fiação elétrica, nas últimas segunda-feira (12) e quarta-feira (14). As ocorrências deixaram 522 unidades consumidoras sem energia elétrica.
Além do prejuízo no fornecimento, a prática representa um risco real à vida. De acordo com a Copel, o contato de linhas com os cabos de energia pode causar curto-circuito, choques elétricos graves e até mortes.
“A rede de energia é exposta, e as causas externas — como as pipas — estão entre as principais origens de desligamentos. O contato das linhas das carretilhas com os cabos pode ocasionar acidentes severos. Jamais tente resgatar uma pipa enroscada na rede. Não há brincadeira que valha o risco de perder uma vida”, alerta Rodrigo Marcacine Resende, gerente do Departamento de Segurança do Trabalho da Copel.
Pipas com segurança: locais adequados evitam acidentes
Com a chegada do outono e do inverno, dias ensolarados, secos e com ventos se tornam mais frequentes — cenário ideal para empinar pipas. No entanto, a brincadeira deve ocorrer em locais seguros e longe da rede elétrica, além de afastados de vias urbanas, onde as linhas podem provocar acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas.
“A segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Campos abertos e praças públicas amplas são os locais mais apropriados para soltar pipas”, reforça Resende.
Emergências e contato com a Copel
Em situações de risco com a rede elétrica, é essencial manter distância e acionar imediatamente o atendimento emergencial da Copel, pelo número 0800 51 00 116. Ao ligar, tecle 1 para comunicar acidentes ou situações que representem perigo à vida.
A Copel reforça que, além de causar transtornos no fornecimento de energia, empinar pipas próximo da rede elétrica é uma ameaça à segurança pública. A conscientização e o respeito aos limites da brincadeira são fundamentais para evitar tragédias.
Para mais informações e orientações de segurança, acesse o site oficial da Copel: www.copel.com.
Comentários estão fechados.