Pato Branco concluiu a elaboração do primeiro Plano de Mobilidade Urbana, um estudo indispensável para o desenvolvimento ordenado e adequado da cidade. O documento foi entregue ao prefeito Robson Cantu na última sexta-feira, 6, e será apresentado à Câmara Municipal ainda esta semana.
Cantu destacou a importância estratégica do plano, pontuando que ele foi concebido para atender não apenas as demandas atuais, mas também amparar decisões da administração pública para o futuro do município. “Nos últimos anos, trabalhamos pensando no futuro de Pato Branco. O Plano de Mobilidade foi idealizado para atender tanto às demandas atuais quanto às das próximas décadas. Pato Branco é uma cidade referência e está em constante desenvolvimento”, afirmou o prefeito Robson Cantu.
Conforme divulgado pela prefeitura, o estudo foi desenvolvido em conformidade com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12.587/2012). O plano é resultado de um esforço colaborativo entre a Administração Municipal, a equipe técnica da Secretaria de Planejamento Urbano, a consultoria da URBITEC — empresa especializada em planejamento urbano — e a participação ativa da comunidade local. Durante o processo, foram realizadas três audiências públicas, nas quais foram apresentadas as diretrizes, propostas e ações que nortearão o planejamento urbano de Pato Branco pelos próximos anos.
Na avaliação do secretário de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero, o documento é essencial para garantir um sistema de mobilidade mais integrado, sustentável e eficiente. “A aprovação e o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana são fundamentais para aprimorar o sistema de mobilidade do município de forma integrada e sustentável, garantindo o acesso aos mais diversos destinos urbanos e priorizando deslocamentos coletivos e não motorizados em detrimento de modos individuais. Além disso, o plano possibilita a liberação de recursos federais destinados ao sistema de mobilidade para municípios com mais de 20 mil habitantes”, explica o secretário de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero.
A proposta visa organizar o tráfego urbano, melhorar o acesso a diferentes regiões da cidade e oferecer alternativas de transporte que promovam a qualidade de vida e a sustentabilidade no deslocamento diário dos pato-branquenses. O próximo passo será a análise e aprovação do projeto pelo legislativo municipal.
Comentários estão fechados.