A Polícia Militar estava realizando patrulhamento domingo (6), na PR-182, em Realeza, onde ocorria uma manifestação popular, quando o condutor de um veículo demonstrou nervosismo ao perceber a viatura. Além disso, ele não estava usando o cinto de segurança e o automóvel aparentava estar com problema no sistema de iluminação.
Durante a abordagem, os policiais sentiram um forte odor característico de maconha no porta-luvas e no painel do carro, onde havia alguns buracos do tamanho de um tubo de caneta. O motorista foi questionado e confirmou estar transportando três fuzis e maconha.
Os policiais abriram o painel do carro com uma chave de fenda e encontraram 12 tabletes pequenos de maconha (1,240kg) e três fuzis marca Colt calibre 7.62, dois deles completos e um faltando a coronha. O condutor do veículo informou que a droga e as armas seriam entregues em Francisco Beltrão.
O motorista e o carro foram conduzidos ao Pelotão da Polícia Militar para a confecção do Boletim de Ocorrência. Em seguida, ele foi encaminhado, juntamente com a droga e armamento de guerra, à Delegacia da Polícia de Francisco Beltrão para as devidas providências.