A Polícia Militar realizava patrulhamento quarta-feira (23) pela linha Pintado, em Saudade do Iguaçu, quando constatou um crime ambiental. Uma escavadeira hidráulica estava realizando a abertura de uma vala em uma lavoura de soja e havia uma araucária (pinheiro) arrancada e desgalhada.
Os policiais conversaram com o dono da área rural, que relatou ter tirada a araucária para fazer tábuas e que a árvore teria sido plantada por antigos proprietários da terra. Com relação a vala, o agricultor disse que seria para enterrar alguns blocos de concreto, que estavam atrapalhando a lavoura.
Segundo a Polícia Militar, o agricultor não tinha liberação para a extração de madeira e movimentação do solo. Com isso, foi acionada a Polícia Ambiental, que realizou os procedimentos administrativos sobre o caso. Os policiais apreenderam a araucária e a escavadeira hidráulica, sendo que dois homens foram detidos por crime ambiental. Eles foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Pato Branco para as devidas providências.