
O 171º aniversário da Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi comemorado nesta sexta-feira (8) com uma solenidade militar na sede do 3º Batalhão, em Pato Branco. O evento contou com a participação de autoridades civis e militares, familiares, amigos e apresentações especiais.
A cerimônia teve a presença de 110 alunos do Colégio da Polícia Militar de Pato Branco, que formaram dois pelotões junto à tropa, acompanhados pela fanfarra. Um coral com 90 alunos apresentou músicas em homenagem ao Dia dos Pais, emocionando o público.
Entrega de medalhas e reconhecimentos
Durante o ato, 47 policiais militares foram homenageados: 9 receberam a Menção Honrosa do Mérito Pessoal e 38 foram condecorados com Medalhas de Ouro, Prata e Bronze.
Criada em agosto de 2000, a Menção Honrosa do Mérito Pessoal reconhece méritos profissionais e sociais das praças da corporação. Já a Medalha Policial-Militar, instituída em 1920 e atualizada pela Lei nº 7.776/1983, é concedida a oficiais e praças que completam 10, 20 ou 30 anos de serviço ativo com bons resultados.
Compromisso renovado
Na leitura da Ordem do Dia, o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, reforçou a missão da corporação:
“Neste momento solene, diante do povo paranaense, a Polícia Militar renova seus votos. Reafirmamos nossa missão de proteger vidas, fazer cumprir a lei, prevenir e combater o crime, promovendo a ordem e a segurança de forma integrada com a comunidade.”
Entre as autoridades presentes estavam o deputado estadual Luiz Fernando Guerra; o tenente-coronel Vicente Carvalho Júnior, comandante do 3º BPM; o ex-comandante tenente-coronel veterano Ivo Patrick Brandalize; o tenente-coronel Marcos Roberto Zocchi; o major Anderson Marcelo Figueredo, subcomandante do 3º BPM; e o capitão Guido Benjamin dos Santos Filho, diretor do 6º Colégio da PMPR.
Também participaram representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Ciretran, Secretaria das Cidades, Câmara de Vereadores e entidades da sociedade civil.
Tradição e serviço ao Paraná
Com 171 anos de história, a PMPR mantém como pilares a disciplina, a tradição e o espírito público, atuando em todo o Estado na proteção da população e na promoção da ordem.
Comentários estão fechados.