O Comandante do 6º CPM, Major QOPM Luiz Antonio Ferreira Junior, e o Comandante do 3º BPM, Tenente Coronel QOPM Vicente de Carvalho Júnior, presidiram a Solenidade em Homenagem ao Coronel Sarmento, Patrono da Polícia Militar do Paraná. O evento ocorreu na sexta-feira, 17 de maio no 6º Colégio da Polícia Militar, localizado na Rua Araribóia, 891, em Pato Branco-PR.
A programação da solenidade incluiu a entrega de medalhas de sangue aos Policiais Militares do 3º BPM, em reconhecimento aos serviços prestados e atos de bravura. Além disso, houve a entrega de boinas aos novos alunos do ensino fundamental do 6º Colégio da Polícia Militar, marcando o início de sua jornada na instituição.
O evento foi uma oportunidade para celebrar o legado do Coronel Sarmento, Patrono da Polícia Militar do Paraná e destacar o compromisso e a dedicação dos membros da Polícia Militar do Paraná. A presença de autoridades e convidados ilustres reforça a importância da solenidade e o respeito à história e aos valores da corporação.
Coronel Sarmento
O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta no “Combate do Irani”, em 1912, na qual teve o olho ferido.
Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”.
Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.
Comentários estão fechados.