Três acusados de envolvimento em um homicídio foram presos na manhã de quarta-feira (16) na “Operação Emboscada” da Polícia Civil de Chopinzinho (PR), durante o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. O crime ocorreu no dia 23 de agosto de 2021, quando o corpo de Oliezer Sareta foi encontrado em meio a uma plantação de aveia na comunidade do Bugre, com ferimentos na região da cabeça causados por disparos de arma de fogo.
O delegado de Chopinzinho, Éder Oliveira, informou que tão logo tomou ciência dos fatos a autoridade policial instaurou inquérito e iniciou as diligências investigativas. O relatório de investigação inicial reuniu indícios de autoria delitiva e identificou o veículo automotor utilizado na empreitada criminosa, tendo sido possível verificar que a vítima teria vindo de Florianópolis até a cidade de Laranjeiras do Sul, onde, os investigados já estariam no seu aguardo, para levá-lo até Chopinzinho.
Oliveira acrescentou que, tendo por base os indícios iniciais, a autoridade policial representou por mandados de busca e apreensão, solicitando autorização judicial para acesso a todos os objetos, dispositivos móveis e documentos que pudessem guardar relação com o fato criminoso. Por ocasião das buscas domiciliares foram apreendidos diversos documentos e dispositivos eletrônicos. No curso do inquérito foi identificada uma testemunha cujo depoimento em sede policial ajudou a esclarecer como teria se dado a empreitada criminosa.
De acordo com Oliveira, os objetos apreendidos por ocasião das buscas domiciliares foram encaminhados ao Núcleo de Inteligência da 5ª Subdivisão Policial (5ª SDP), que procedeu com a extração dos dados telemáticos, tendo sido possível demonstrar ao Juízo Criminal indícios mais que suficientes de autoria delitiva, colocando os investigados no local do crime, além de deixar evidenciado as qualificadoras que incidiram na conduta delitiva hedionda. Apurou-se que a vítima tinha relação estreita com os investigados, especialmente no que se refere a prática do tráfico de drogas, tendo tido uma desavença com eles por “negócios” malsucedidos.
O delegado afirmou que, além de provar terem os investigados estado no local do crime, foi possível extrair das apreensões dados telemáticos de comunicação telefônica, onde um dos investigados conversa com a vítima três dias antes da sua morte, dizendo para a vítima não se preocupar com “desavenças” anteriores com o grupo criminoso, combinando de buscar a vítima na rodoviária de Laranjeiras do Sul, garantindo inclusive abrigo/pouso quando chegasse em Chopinzinho, o que deixou claro tratar-se de uma emboscada para atrair a vítima para a morte, em um cenário que de forma cruel impossibilitou qualquer forma de defesa.
Oliveira disse que os três mandados de prisão preventiva, busca e apreensão foram cumpridos na manhã de quarta-feira. Após serem devidamente interrogados sobre os fatos, os acusados serão encaminhados à Cadeia Pública de Pato Branco, onde permanecerão à disposição da Justiça. A operação da 11°DRP contou com apoio operacional de policiais civis da 5ª SDP de Pato Branco, Denarc e NOC de Pato Branco, 2° SDP de Laranjeiras do Sul e da Polícia Militar de Saudade do Iguaçu.