No final da semana passada, os grupos de mensagem passaram a receber uma vastidão de relatos de que um veículo preto estaria raptando crianças em Chopinzinho.
Tal corrente acabou por gerar um certo transtorno no município.
Nessa quinta-feira (13), o delegado chefe da 10ª Delegacia de Polícia Civil, Eder Alves de Oliveira em entrevista para a rádio Nossa FM explicou os fatos que estavam sendo investigados desde os primeiros relatos.
De acordo com o delegado, ainda na sexta-feira os policiais refizeram todo o trajeto que o adolescente afirmou ter feito até ser abordado por uma Van preta, que estaria sendo ocupada por um casal. Inclusive, os policiais observaram as câmeras de monitoramento.
Segundo Oliveira, os policiais constataram que em momento algum houve Van preta circulando pelo município.
O delegado também relatou que nessa quinta, foi concluído todo o trabalho de análise do material apurado pelos policiais, e em conversas com os pais do adolescente a suspeita da equipe se confirmou, e que os fatos relatos no Boletim de Ocorrência não eram verídicos. “Tratou-se na verdade, de uma história criada pelo adolescente”.
O menor relatou aos pais, que repassaram à polícia que motivado pelo desejo de reaproximar os pais, ele criou a história que preocupou todo o município.
Oliveira ainda explicou que a partir da notícia falsa de supostos raptores, começou a circular no município fake news, que acabou atingindo vendedores de livros infantis que estão trabalhando na região. “Este fato [casal em um veículo vermelho que seriam sequestradores de crianças] não ocorreu. Foi uma mentira infeliz, que acabou criando pânico na comunidade” enfatizou o delegado.