Desde a quinta-feira (13), quando o Governo do Estado anunciou novas medidas de policiamento nas escolas, o que incluiu a atuação dos policias em formação das escolas de soldados em várias regiões do estado, o efetivo de policiais militares do 3º Batalhão, com sede em Pato Branco, está sendo empregado no reforço das ações ligadas ao Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) no sudoeste do Paraná.
A aplicação do efetivo policial militar é direcionada ao patrulhamento escolar comunitário, com a execução de ações operacionais, atividades preventivas, repressivas, saturações e abordagens, além de diligências nas imediações dos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.
A finalidade destas ações é reforçar o patrulhamento comunitário e aumentar a sensação de segurança local, prevenindo assim ações criminosas e outros eventuais delitos.
Destaca-se a importante participação dos pais e familiares na manutenção da segurança de seus filhos, acompanhando, por exemplo, o que é visualizado ou postado em suas nas redes sociais, seus contatos virtuais e presenciais, suas atitudes perante situações de maior stress psicológico, colocando-se à disposição para ouvi-los e ajudá-los no que for possível, buscando auxílio psicológico caso necessário, e até mesmo verificando diariamente seus pertences como mochilas antes e após o retorno das aulas.
Vale destacar que a PMPR em conjunto com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Seed) iniciou o Programa de Segurança Escolar Avançada, treinamento que envolve militares estaduais, funcionários, professores e alunos das instituições de ensino de todo o Estado do Paraná, a fim de preparar a comunidade escolar para possíveis situações de violência ou ameaças à segurança dentro das escolas.
Botão do pânico no APP 190
Atualmente se encontra disponível o botão do pânico vinculado ao aplicativo 190 da PMPR, onde professores podem acioná-lo através do Registro de Classe Online, gerando assim um atendimento rápido de emergência baseado em sua localização.
Comentários estão fechados.