Na manhã de segunda-feira, dia 3 de julho, o 3º Batalhão de Polícia Militar sediado em Pato Branco deu início a um curso de Instrução de Manutenção de Doutrina da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM), voltado para a padronização de procedimentos operacionais e doutrinários relacionados ao motopatrulhamento tático. O objetivo é nivelar as práticas em âmbito estadual.
O curso conta com a participação de policiais militares pertencentes ao 3º BPM de Pato Branco, 6º BPM de Cascavel e 21º BPM de Francisco Beltrão, unidades que fazem parte da área de abrangência do 5º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM). As aulas teóricas e práticas estão sendo ministradas pela equipe de instrutores da Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM), sediada em Curitiba-PR.
A equipe de instrutores da CIROCAM é composta pelos soldados Rodrigo Ortiz do Nascimento, Bruno William Rodrigues Vieira, Fábio Augusto Baptista e Thiago Miranda Silva. Na parte da manhã, os policiais militares assistiram às aulas teóricas, e à tarde deslocaram-se até o Parque de Exposições de Pato Branco, onde deram início às aulas práticas.
O curso de nivelamento abrange temas como técnicas de pilotagem defensiva e evasiva utilizando motocicletas BMW GS 850 no contexto do motopatrulhamento tático. Além disso, são abordadas doutrinas policiais, técnicas de autoproteção para garantir a segurança própria e de terceiros, patrulhamento ostensivo, noções básicas de manutenção de motocicletas, técnicas de pilotagem em alta velocidade, técnicas de pilotagem off-road e noções de escolta. O objetivo é melhorar as habilidades de pilotagem e aproveitar ao máximo os recursos oferecidos pelas motocicletas.
O encerramento do curso está previsto para o final da tarde de quarta-feira, dia 5 de julho.
Comentários estão fechados.