Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Após finalização das apurações eleitorais em todo o território nacional no domingo (30) e vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente a assumir o cargo em 2023, diversas personalidades políticas utilizaram suas redes sociais para se manifestar sobre os resultados.
O ex-procurador da Lava Jato e deputado federal mais votado no Paraná, Deltan Dallagnol (Podemos), fez sua classificação da eleição de Lula como um “retrocesso moral e econômico”. Em sua conta oficial do Twitter, Dallagnol declara que “A maioria fez sua escolha. Compartilho da indignação de milhões de brasileiros com a eleição de um condenado por corrupção. A eleição de quem discordamos é da democracia, e é pelos canais democráticos que seguiremos lutando com força e fé por um Brasil melhor”.
O deputado federal eleito destaca que a oposição é necessária em uma democracia. “Farei no Congresso oposição qualificada ao projeto de dominação e perpetuação no poder do PT. Defenderei o cumprimento da lei, políticas públicas com base em evidências e os valores cristãos”.
A manifestação de Dallagnol foi finalizada com um apelo de apoio para seus apoiadores. “Lula e o PT já nos perseguiram e prometeram mais vingança no futuro. Precisarei mais do que nunca do apoio de vocês para defender nossas causas no Congresso. Buscaremos juntos justiça, prosperidade e fortalecimento das liberdades, da família e do combate ao crime”, finalizou.
O ex-juiz e senador eleito pelo Paraná, Sérgio Moro (União Brasil), também utilizou as redes sociais para se manifestar sobre o resultado das eleições 2022. Em sua conta do Twitter, Moro afirmou que “A democracia é assim. O resultado de uma eleição não pode superar o dever de responsabilidade que temos com o Brasil. Vamos trabalhar pela união dos que querem o bem do País. Estarei sempre do lado do que é certo! Estarei na oposição em 2023, respeitando a vontade dos paranaenses”.
O governador reeleito pelo Paraná, Ratinho Junior (PSD), utilizou o Facebook para se manifestar no domingo (30). “Hoje o povo brasileiro se manifestou. Agora é hora de continuar trabalhando, juntos por um Brasil unido e em paz. Para frente, Paraná. Pra frente Brasil”
A presidente do PT nacional, a deputada federal reeleita Gleisi Hoffmann, afirmou nessa segunda (31), que espera uma transição de governo “mais tranquila e razoável possível” e mostrou confiança nas “instituições sólidas do País”, apesar de o presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não ter entrado em contato com o presidente eleito até o fechamento desta edição. “Isso é ruim para o Brasil”, avaliou a líder petista.