A construção da Ponte de Guaratuba encerrou 2025 com 88% de execução física. A previsão aponta entrega para abril, eliminando o ferry boat na região.
O boletim técnico de dezembro registra avanço em todas as frentes. Destaca-se a finalização completa da infraestrutura e progressos no trecho estaiado, futuro cartão-postal.
As obras de infraestrutura concluíram-se integralmente. Executaram-se 64 estacas nos lados de Guaratuba e Matinhos, além do trecho sobre a baía.
A primeira estaca concretou-se em 17 de maio de 2024. Em agosto de 2025, finalizou-se a última no trecho marítimo, com operações aquáticas complexas.
Governador destaca marco histórico para o Paraná
“É uma obra emblemática que virou cartão-postal. A população acompanha de perto e entraremos na reta final, encerrando o ferry boat”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
As últimas estacas de Matinhos concluíram-se em dezembro, com blocos de fundação. Toda a base estrutural da ponte está oficialmente finalizada.
Na mesoestrutura, 20 das 22 travessas estão concluídas. Restam duas travessas e um pilar para finalizar esta fase em janeiro.
As 160 vigas longarinas pré-moldadas fabricaram-se completamente. Lançaram-se 128 sobre as travessas, faltando 32 no lado de Matinhos.
O trecho pré-moldado possui 20 vãos em 830 metros. Restam quatro vãos em Matinhos para lançamento de vigas, pré-lajes e concretagem das lajes.
No lado de Guaratuba, concluiu-se totalmente em novembro de 2025. As 16 lajes do tabuleiro concretaram-se continuamente desde abril.
Educação abre 70 vagas no Ganhando o Mundo Diretor
Trecho estaiado registra 250 metros dos 320 previstos
O trecho estaiado avançou significativamente com método dos balanços sucessivos. Executaram-se dez pares de aduelas em cada apoio 04 e 05, totalizando 125 metros por pilar.
Instalaram-se 9 pares de estais em cada apoio desde agosto de 2025. Restam 3 pares por mastro para completar o sistema estrutural.
Executaram-se barreiras rígidas centrais e laterais. Colocaram-se guarda-corpos e concretaram-se passeios.
O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, projeta encaixes complexos nas próximas semanas. Encontro dos trechos estaiado e pré-moldado ocorrerá em breve.
Em Guaratuba, finalizam-se contenções com tirantes e rebaixamento do morro. Em Matinhos, executa-se muro de solo reforçado para vencer desníveis acentuados.
Prosseguem drenagem, terraplenagem e pavimentação em ambos os lados. Movimentam-se 200 mil m³ de material e executam-se 50 mil m² de pavimentação.
A obra executa-se pelo Consórcio Nova Ponte, coordenado pelo DER/PR da SEIL. Acompanhe em tempo real por câmeras no www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.
O secretário Sandro Alex destaca trabalho contínuo, inclusive feriados. Múltiplos turnos garantem cumprimento do cronograma acelerado.





