Marcilei Rossi com assessoria
Prestes a completar sete meses da apresentação do projeto de revitalização da praça São Pedro, a Prefeitura de Pato Branco isolou o local para dar início a construção da Casa Temática, ao lado da matriz Paróquia São Pedro Apóstolo.
De acordo com o setor de Comunicação do Município, neste momento, estão sendo realizados os serviços de terraplenagem, para posteriormente iniciar a execução do projeto.
Conforme o projeto apresentado ao Legislativo, em 2022, quando foi aprovado Crédito Especial para a obra, a Casa Temática vai alterar em grande parte, se não totalmente, o aspecto da praça atual, que foi entregue à comunidade em 2013, juntamente com a casa que foi consumida pelo fogo em 26 de fevereiro de 2021.
A casa será em estrutura metálica, beirais em madeira, telha de concreto e piso de madeira colada. O entorno será de vidro translúcido, buscando a conectividade visual interna e externa, para favorecer a multidisciplinaridade da obra e trazer o conceito de vitrine, com conectividade interna e externa, evidenciando as decorações e eventos, além de potencializar a interação da obra com o exterior. São 229,98m² de construção.
A casa deverá ser utilizada para diversas atividades culturais durante o ano, seguindo cronograma que deverá ser criado pelo Departamento de Cultura e a Secretaria de Educação e Cultura.
Praça
Além da construção da Casa Temática, a praça São Pedro, descrita pelo Município como de transição, também passará por revitalização.
O espaço que faz a ligação entre a rua Tocantins e a praça Presidente Vargas, deverá manter o acesso secundário para o templo. Serão 2.230,00m² de obra, preservados os elementos sacros, luminárias com placas em homenagem aos padres que passaram pela igreja e as oliveiras atuais deverão ser mantidas.
O investimento é de R$ 1.782.530,83, em recursos próprios.
“Essa é uma construção muito aguardada pela população, especialmente pela cultura do nosso município. Após dois anos estamos reerguendo a Casa do Papai Noel, em um conceito diferente, para atender o nosso Natal e celebrar demais datas, além do espaço poder atender outros eventos e atrações culturais”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.
Páscoa
A expectativa é de que a revitalização da praça São Pedro leve 120 dias, portanto, não ficará pronta para a Páscoa deste ano, que será celebrada em 9 de abril.
Jean Venâncio, chefe do Departamento de Cultura de Pato Branco, que participou na tarde dessa segunda-feira (27), de uma reunião que teve como tema a revitalização do espaço confirmou que a obra não deverá ficar pronta até a data festiva, contudo, não vai impedir que a decoração de Páscoa seja realizada.
“Para a Páscoa estamos preparando um teatro”, revelou Jean falando ainda que em alguns dias serão realizadas outras atividades na área central, enquanto que os enfeites vão ornamentar a praça Presidente Vargas.
Com relação ao teatro, o chefe da Cultura local afirmou que será um trabalho conjunto com o grupo de jovens da Paróquia São Pedro Apóstolo e será encenado na Sexta-feira Santa, dia 7.
Comentários estão fechados.