Ao contrário do que muitos pensam, o Pole Dance é uma atividade física que pode ser praticada tanto por homens quanto por mulheres, e a prática vai muito além da sensualidade, trazendo benefícios tanto ao corpo quanto a mente.
“Quem pensa que o Pole Dance é apenas para mulheres, se engana. A modalidade não é restrita ao gênero, podendo ser praticada por homens e mulheres”, afirmou a instrutora de Pole Dance no Studio Energia, Camilla Pelinson.
Diferente do que se imagina, é uma atividade tradicional indiana, existente desde o século 12, e na época era praticada exclusivamente por homens. “Consistia em executar movimentos de equilíbrio, flexibilidade e força num poste vertical de madeira, e foi muito utilizada por lutadores de luta livre e militares, como complemento do treinamento”, explicou.
Mesmo sendo uma prática antiga, foi só na década de 80 que a modalidade se tornou popular e passou a ser conhecida por um tipo de dança sensual praticada, principalmente, nos bares noturnos dos Estados Unidos.
Questionada se o Pole Dance é uma atividade sensual ou um esporte, a instrutora afirma categoricamente que ambas as afirmativas são corretas. “A ideia de sensualidade pode afastar muita gente da prática, mas o fato é que o pole tem tudo a ver com a força e com as coisas incríveis que o corpo é capaz de fazer”, disse.
Muito além da sensualidade
O esporte pode ter se tornado conhecido por se tratar de um tipo de dança sensual, porém a percepção foi ampliada a medida que os benefícios a saúde do corpo e da mente foram sendo contemplados. Entre outras coisas, os praticantes do pole dance adquirem, com o passar do tempo, um condicionamento físico muito positivo, uma vez que é possível perder muitas calorias em um hora de aula, favorecendo a perda de peso.
Com o corpo mais magro e os músculos tonificados não demora muito para os benefícios à autoestima aparecerem e com eles, outros mais, relacionados à saúde mental e bem-estar.
Uma das vertentes da prática é o Pole Sport, ou Pole Dance Fitness, que traz inúmeros benefícios ao corpo, uma vez que requer agilidade, força, equilíbrio, resistência e flexibilidade. “De maneira geral, pode ser classificado como uma junção de movimentos acrobáticos, característicos da calistenia, e ginástica, utilizando o peso do próprio corpo para realizar os exercícios. Entretanto, é válido pontuar que não precisa ter preparação física prévia para começar, o praticante irá adquirir todos esses elementos através dos treinos”, explicou Camilla Pelinson.
Cada vez mais popular entre homens
Aos poucos o Pole Sport começa a ser difundido também entre homens devido à série de benefícios que a atividade proporciona. Entre eles a instrutora destaca: a capacidade de definição muscular, principalmente, dos membros superiores e abdômen; o aumento de massa magra; a perda de calorias; a resistência cardiorrespiratória; o aumento da força e flexibilidade; e a melhora da coordenação motora, percepção corporal e agilidade.
Por todos os benefícios já mencionados, e outros mais, que o pole dance é vista como uma atividade muito completa. “Ela abrange todos os perfis, sejam eles masculinos ou femininos, desde as pessoas mais sensuais, aquelas superesportivas, finalizou Camilla Pelinson.
Comentários estão fechados.