PRC-280, entre Palmas e trevo do Horizonte, começa a receber a concreto

População é orientada a procurar outro trajeto ou, se optar pelo trecho, a redobrar a atenção; motoristas que passam pela rodovia estão enfrentando um trânsito lento de até duas horas

Desde a última sexta-feira (17), o trecho da PRC-280, entre Palmas e o entroncamento da BR-153, no trevo do Horizonte, vem recebendo a aplicação de concreto na pista. Até a manhã de ontem (21), a empresa responsável pela obra já tinha preparado 1,5 km de meia pista.

Por conta da demora no tráfego de veículos, ocasionada pela obra, e para aumentar a segurança das pessoas que passam pelo trecho, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a empresa responsável pelas obras de restauração na rodovia — Consórcio Sanches Tripoloni e Consol — estão orientando a todos que optem por outros trajetos ou, se trafegarem pelo trecho, redobrem a atenção.

Conforme Paulo Melani, engenheiro do escritório regional do DER, motoristas que passam pela extensão da rodovia em obras estão enfrentando um trânsito lento de até duas horas — esse tempo inclui a espera na fila pela liberação da pista e o tempo que leva para atravessar toda a bandeira de 20 km de meia pista

“Continuamos pedindo a população que façam outros roteiros. Se vai para o lado das praias (em Santa Catarina) que siga por Abelardo Luz. E se vai para Curitiba, vão por Guarapuava. A ideia é evitar ao máximo esse trecho”, comenta.

Ainda conforme o engenheiro, situação como a de segunda-feira a tarde, em que houve a interdição da rodovia para desmonte de rocha, devem ocorrer a cada dez dias.

Na prática, a aplicação do concreto está sendo feita em sistema de meia pista, ou seja, coloca-se o material em só um lado da pista por um bom pedaço (19 km) e depois, começa o outro lado. Nesse sistema, o tráfego no trecho continua sendo em meia pista.

Cronograma

Se não houver nenhum imprevisto nas obras, o cronograma de restauração do trecho se mantêm até o final de julho. ‘Aos poucos vai aumentando a produtividade da empresa, que começou fazendo 600 metros por dia. O objetivo é que cheguem a mil metros de meia pista por dia. Assim, o prazo fica dentro do previsto”.

Obras na PR-280

Ao todo, são previstos um trajeto de 59,55 quilômetros de revitalização da PRC-280, no trecho do entroncamento da BR-153, no trevo do Horizonte, até Palmas.

Pela técnica de whitetopping, que garante vida útil de pelo menos 20 anos, a rodovia está recebendo placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista, que será alargada em 40 centímetros de cada lado.

Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto, mas passarão por reciclagem de sub-base primeiro. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical, e de elementos de segurança.

Somada a pavimentação com concreto e as intervenções ao logo da rodovia, o investimento por parte do Estado, soma R$ 134,2 mi. Somente para o trecho do trevo da BR-153 até Palmas, o investimento será de R$ 107,4 mi e faz parte do Avança Paraná, programa da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.

Rodovia

A PRC-280 é a principal via de ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e a Capital paranaense, além de incorporar o tráfego de Santa Catarina veículos que entram no Brasil vindos da Argentina e do Uruguai. Considerada o corredor do Sudoeste, a rota é utilizada para escoamento de produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose.

Segundo o prefeito de Palmas, Kosmos Nicolaou, os caminhões que trafegam pela rodovia têm cargas pesadas, o que compromete a qualidade do pavimento. “Os caminhões que saem da região carregam 80, 90 toneladas de produtos, não há asfalto que resista”, disse, quando a obra foi anunciada.

“Todo o escoamento da nossa safra é feito por essa rodovia. Somos o maior produtor de compensado e de panela de pressão da América Latina, além da produção de maçã, e tudo passa por aqui. Os moradores também usam para se deslocar para outras regiões e estados”, explicou o prefeito.

De acordo com estudo de tráfego, passam pelo trecho, diariamente, mais de 1.800 veículos pesados, como ônibus e caminhões, além de carros de passeio. A maior parte da obra se concentrará no perímetro de Palmas, município com mais de 50 mil habitantes.

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