PRC-280: Obras chegam a 117 km, comemora Deputado Guerra

As obras de reconstrução da PRC-280, principal corredor logístico do Sudoeste do Paraná e via estratégica para o escoamento da produção agrícola estadual, estão em pleno andamento. Na terceira e última fase, o projeto já soma 117 km de concreto rígido, de um total de 142 km, segundo o DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná). O deputado estadual Luiz Fernando Guerra comemora o progresso, que eleva a segurança e a qualidade para os motoristas da região.

Desde 2018, Guerra lidera a batalha pela revitalização da PRC-280, denunciando suas condições precárias. “Ver a obra se tornar realidade não tem preço. É uma alegria imensa. Lutamos muito e, além de uma rodovia mais segura, estamos salvando vidas”, afirmou. Atualmente, as obras estão concentradas em Mariópolis, aproximando-se de Pato Branco, e seguem um cronograma dividido em três etapas:

  • 1ª fase: Divisa com Santa Catarina a Palmas (59,55 km) – concluída;
  • 2ª fase: Palmas a Clevelândia (45 km) – concluída;
  • 3ª fase: Clevelândia a Pato Branco (37,49 km) – em execução.

O trecho final vai do trevo da Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia (km 175+130), até o perímetro urbano de Pato Branco (km 212,62), onde se conectará à futura concessão do Lote 6, gerida pela CCR.

Whitetopping

A obra utiliza a técnica de whitetopping, que recicla o asfalto existente como base para um novo pavimento de concreto rígido. Esse método, apelidado de “cobertura branca”, garante maior durabilidade e resistência, posicionando a PRC-280 como referência em infraestrutura.

O projeto é um marco para o Sudoeste do Paraná, impulsionando o desenvolvimento econômico e social. “É uma iniciativa grandiosa que enche o estado de orgulho. Agradeço ao governador Ratinho Junior e aos secretários Guto Silva e Sandro Alex por abraçarem essa causa comigo”, destacou Guerra. A rodovia é essencial para a economia paranaense, conectando produtores agrícolas a mercados consumidores.

O custo total da reconstrução ultrapassa R$ 475 milhões, distribuídos assim:

  • 1ª fase: R$ 107 milhões (59,55 km);
  • 2ª fase: R$ 188 milhões (45 km);
  • 3ª fase: R$ 180 milhões (37,49 km).

Esse montante reflete o compromisso com a modernização da malha viária, essencial para reduzir custos logísticos e acidentes. Segundo a CNT, rodovias bem conservadas podem cortar gastos de transporte em até 30%. Com quase 120 km prontos, a PRC-280 está próxima da conclusão, prevista para 2025. A obra fortalece a logística agrícola, melhora a mobilidade e salva vidas, sendo um exemplo para o Brasil.

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