Na sexta-feira (7), o prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto anunciou e edição do Decreto nº 17.872/2022, que cancelou as festividades do Carnaval 2022 no município.
Para tal medida, Turatto levou em consideração a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 30 de janeiro de 2020, diz que “o surto do novo coronavírus (covid-19) constitui emergência em saúde pública de importância internacional”.
Também foi ponderado “que a realização de eventos, em especial recreativos e de lazer, como a promoção de shows artísticos, bailes e congêneres gera aglomerações e condições favoráveis para a transmissão do novo coronavírus”, no documento, o prefeito ainda avaliada que “é impraticável exigir a vacinação e/ou teste para covid-19 de todos os participantes em eventos públicos”, e lembrou que Paranaguá, Antonina, Maringá, Londrina são alguns dos municípios paranaenses que realizam o cancelamento dos festejos de carnaval 2022.
O decreto fala ainda que em caso d e descumprimento das medidas adotadas, existe a previsão de penalidade prevista em decretos vigentes; que a fiscalização será feita pelo setor de Fiscalização de Posturas/Tributos, Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar.
O mais recente documento de Dois Vizinhos, ainda estabelece que os eventos religiosos serão permitidos, com a observância do cumprimento das medidas sanitárias vigentes.
Por fim o decreto diz que “durante o período de 8 de janeiro até 24 de fevereiro de 2022 todos os eventos públicos e privados deverão ser realizados observando a regra de ocupação e capacidade de 50%.”