Marcelo Coan
Programa, criado pelo próprio município, visa adquirir alimentos in natura, orgânicos e naturais dos pequenos produtores rurais e distribuir às pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica
Prefeito e vice de Vitorino, Marciano Vottri e Marcio Tibes, respectivamente, receberam, nesta quinta-feira (19), em Curitiba, um caminhão baú zero km. O veículo foi repassado ao município através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), por meio Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan). O equipamento será utilizado na operacionalização do programa Comida Boa Vitorino.
A estratégia do programa, o qual foi 100% desenvolvido pela municipalidade, é comprar alimentos dos agricultores que integram a agricultura familiar de Vitorino e repassar para as famílias que vivem em vulnerabilidade social. “Foi uma maneira que nós encontramos de fortalecer a agricultura familiar e entregar produtos de qualidade para as pessoas que vivem em vulnerabilidade social”, detalha o prefeito.
O Comida Boa Vitorino foi instituído através de lei municipal, a qual foi aprovada pela Casa de Leis e sancionada pelo Executivo em 2022. No momento o programa está em fase de regulamentação. Além do caminhão, o município garantiu, para 2023, R$ 300 mil para serem aplicados na operacionalização do novo programa – o emprego é, inclusive uma indicação da Câmara de Vereadores, a qual fez, no término do exercício 2022, a devolução de R$ 1,4 milhão ao Executivo.
Frisando que o momento é de regulamentação do programa – trâmite necessário para estabelecer um rito de controle e funcionamento –, Vottri adianta que os agricultores serão habilitados por chamada pública. “Vai abrir um edital onde todos os agricultores que produzem gêneros alimentícios e que se enquadram no programa vão poder se habilitar para fornecer”, detalha. Vencida essa fase o município, através das áreas responsáveis, deve iniciar um ciclo de distribuição. A expectativa é que isso ocorra mensalmente.
Comida Boa Vitorino
O Programa Comida Boa Vitorino consiste na aquisição de alimentos in natura, orgânicos e naturais, produzidos diretamente pelos pequenos produtores rurais para que sejam destinação às pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
São princípios do programa a promoção da dignidade humana, a distribuição igualitária de recursos e a reconstrução da autonomia das pessoas. Entre os objetivos, destaque para o enfrentamento à pobreza, a erradicação da fome, a segurança alimentar, a melhora da qualidade nutricional e a promoção da agricultura sustentável.
Comentários estão fechados.