Na manhã desta quarta-feira, 1º de janeiro, tomaram posse na Câmara de Vereadores de Pato Branco o prefeito Géri Dutra, a vice-prefeita Neuza Viganó e os 11 vereadores eleitos para a 18ª legislatura da Casa. O evento reuniu familiares, autoridades e convidados que lotaram o auditório.
Durante a cerimônia, foi definida a composição da nova Mesa Diretora da Câmara para 2025. Lindomar Brandão foi eleito presidente, Alexandre Zoche assumiu como vice-presidente, Anne Gomes como 1ª secretária e Rafael Loss como 2º secretário. A nova composição da Câmara será formadapelos seguintes vereadores: Lindomar Brandão (PP), Rafael Foss (União), Rodrigo Correia (União), Claudemir Zanco (Biruba) (PL), Tânia Kaminski (PP), Alexandre Zoche (PRD), Eduardo Dala Costa (Republicanos), Joercir Bernardi (PSD), Diogo Grando (PRD), Anne Gomes (Anne Gomes), Fabrício Preis (PL).
Ao assumir a presidência da Câmara, Lindomar Brandão refletiu sobre sua trajetória e o significado do momento: “Esse momento marca o início de uma nova legislatura e a renovação do compromisso que todos nós vereadores fizemos com cada pato-branquense: servir com trabalho, dedicação e lealdade”, declarou.
Brandão agradeceu a Deus, aos eleitores, à sua equipe de campanha e, especialmente, à sua família. “Minha família sempre foi meu alicerce, minha fonte de força e inspiração diária”, destacou. Ele também enfatizou a necessidade de união entre os vereadores e a importância de um legislativo transparente, citando a relação com o novo Executivo. “Cumprimento o excelentíssimo prefeito Géri Dutra e a vice-prefeita Neuza Viganó, desejando-lhes sabedoria e sucesso nessa missão. Sei que serão cobrados pelos vereadores e pela população, mas tenho certeza de que enfrentarão os desafios buscando sempre o melhor para Pato Branco. Nosso papel é atuar com independência, mas sempre abertos ao diálogo construtivo.”
Brandão concluiu afirmando: “O nosso objetivo é fazer desta Câmara um espaço de diálogo e construção. Vamos trabalhar juntos para atender às demandas da população, sempre com um olhar humano e comprometido com as reais necessidades de Pato Branco”, sinalizando investimentos em modernização e capacitação na estrutura da Câmara.
Géri Dutra reflete entusiasmo e confiança na nova gestão
Na sequência, o prefeito Géri Dutra discursou, reforçando entusiasmo e confiança à frente da prefeitura. Ele destacou o papel essencial da vice-prefeita Neuza Viganó em seu modelo de administração, afirmando que sua coragem e dedicação serão diferenciais na gestão.
Emocionado, fez um agradecimento especial à sua esposa, Marli Dutra, reconhecendo o apoio fundamental dela em sua trajetória e destacando a importância da dedicação ao serviço público, reafirmando seu compromisso com a população pato-branquense. “Hoje eu assumo a grande responsabilidade de ser o prefeito da capital do sudoeste. Sou um servidor público e trabalharei pela população pato-branquense. Estarei sempre à disposição dos vereadores, da nossa vice-prefeita, da população e de todas as lideranças, tratando todos com igualdade. Críticas e sugestões serão sempre muito bem-vindas, pois nosso objetivo é construir juntos um ambiente de progresso e desenvolvimento”, afirmou Géri Dutra, reforçando seu compromisso com a transparência e a colaboração com todos os setores da cidade.
Géri reforçou a importância da integração entre os poderes Executivo e Legislativo, destacando que o diálogo e a cooperação serão pilares de sua administração, mas que será determinado na busca pelo cumprimento dos projetos. “Tenho clareza sobre meus objetivos e batalho incansavelmente para alcançá-los, sempre trabalhando de forma coletiva, ouvindo, ponderando e mantendo-me acessível e aberto ao diálogo. Porém, também sou muito firme em minhas convicções. Quando assumo uma tarefa, busco realizá-la com excelência e não descanso até atingir o que planejo”.
Situação financeira e limpeza pública
Como medida inicial, ele citou ações emergenciais já em curso para resolver a questão da limpeza pública. Géri ressaltou a importância de uma força-tarefa envolvendo as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Obras. “Queremos deixar nossa cidade como gostamos: limpa, organizada e com atenção à saúde pública”.
Outro ponto de atenção imediata é a folha de pagamento dos servidores, que em dezembro ainda não foi paga. De acordo com ele, há R$ 3 milhões disponíveis em caixa, enquanto a folha de pagamento da prefeitura é de aproximadamente R$ 17 milhões. O prefeito empossado demonstrou preocupação com a situação financeira do município, assumindo o compromisso de honrar os salários: “A prioridade número um é o pagamento dos funcionários. Tenho um compromisso com o funcionalismo de fazer o pagamento no último dia útil do mês, e isso será cumprido.”
Para assegurar transparência, Géri anunciou a realização de uma auditoria para compreender a real situação financeira da prefeitura. “Não é para acusar ninguém, mas para que tenhamos clareza sobre como estão as finanças. Sempre deixei claro que minha gestão será pautada pela transparência e pelo foco no bem de Pato Branco”, explicou.
Perspectivas para o futuro
Mesmo diante dos desafios, Géri reforçou uma mensagem de otimismo: “Vamos trabalhar para colocar tudo em dia. Se a situação financeira for crítica, tomaremos as medidas necessárias, sempre pensando no bem de Pato Branco. O que for melhor para o município será o que faremos”, concluiu.
Após os primeiros 100 dias de gestão, a nova administração pretende apresentar um panorama completo sobre as realizações previstas para o ano e o plano de ação já incorporado ao plano de governo. Além disso, deverá ser apresentado um cronograma detalhado das iniciativas que serão implementadas para promover melhorias significativas em áreas prioritárias como saúde, educação e outras frentes de trabalho da administração municipal.
Comentários estão fechados.