Os prefeitos de Mangueirinha e Palmas estão entre os finalistas da décima primeira edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, iniciativa do Sebrae/PR que reconhece boas práticas na gestão dos municípios paranaenses.
Elídio Zimerman de Moraes, prefeito de Mangueirinha, é finalista na categoria Compras Governamentais, e concorre ao prêmio estadual junto com os prefeitos Francisco Lacerda Brasileiro, de Foz do Iguaçu, e Marcelo Belinati Martins, de Londrina.
Já Kosmos Panayotis Nicolaou, prefeito de Palmas, está entre os três finalistas na categoria Cidade Empreendedora, ao lado dos prefeitos Rafael Greca, de Curitiba, e Francisco Lacerda Brasileiro, de Foz do Iguaçu.
De acordo com o Sebrae/PR, a revelação dos vencedores será no próximo dia 31 de maio no restaurante Família Madalosso, em Curitiba.
Ainda conforme o Sebrae/PR, a iniciativa é um reconhecimento aos gestores públicos municipais que implantaram projetos com resultados comprovados de desenvolvimento dos pequenos negócios e modernização da gestão.
Os vencedores da etapa estadual seguem para a fase nacional do prêmio, que será realizada no dia 28 de junho. Durante toda a história do prêmio, realizado desde 2001, nove municípios paranaenses já venceram a etapa nacional do prêmio, entre eles Bom Sucesso do Sul. Os outros foram Ponta Grossa, Carlópolis, Guarapuava, Santa Helena, Munhoz de Mello, Laranjeiras do Sul, Cascavel e Jacarezinho.
O prefeito Elídio Zimerman de Moraes atribuiu a indicação ao trabalho da equipe de servidores do Município de Mangueirinha. “São todos os colaboradores que se somam para a gente atingir os objetivos. Nós já somos vencedores por sermos finalistas, independente da posição que ficarmos, isso já é relevante para o Município”, disse.
Segundo ele, programas relacionados a agricultura familiar contribuíram para que o Município estivesse entre os finalistas na categoria Compras Governamentais. “Nós alteramos substancialmente os valores que passaram a ser disponibilizados para a agricultura familiar, e principalmente na compra direta, na alimentação escolar, que trazem melhoria de renda”, completou.
Até o fechamento desta edição, o Diário não havia obtido retorno do prefeito de Palmas, Kosmos Panayotis Nicolaou, que segundo seu gabinete estava em viagem.
Prêmio
No total, 20 prefeitos paranaenses são finalistas em 8 categorias: Desburocratização; Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Cidade Empreendedora; Empreendedorismo na Escola; Inovação e Sustentabilidade; Sala do Empreendedor; e Compras Governamentais.
Segundo o Sebrae/PR, a décima primeira edição recebeu 89 projetos, de 71 municípios paranaenses. Cada município podia se inscrever em até duas categorias.
Para o gerente da Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae Paraná, Luiz Antônio Rolim de Moura, o prêmio, além de reconhecer com mérito as pessoas que acreditam na pequena empresa como ferramenta de desenvolvimento, é também uma forma do Sebrae agradecer o apoio que os prefeitos e prefeituras tem dado para os empreendedores do Estado.
“Ficamos motivados com o número e a qualidade dos projetos recebidos nesta edição. E isso é um fato histórico, que demonstra a força do empreendedorismo, que mesmo num período de pandemia, é reconhecido nas prefeituras”, afirmou Rolim.