Uma das principais queixas de quem resolve investir ou empreender em Clevelândia sempre foi a falta de mão obra qualificada na cidade, ou seja, pessoas que ofereçam suporte profissional para alavancar o desenvolvimento das empresas comerciais, prestadoras de serviço e indústrias das mais diversas áreas. Um desdobramento desse gargalo é que, sem qualificação, os salários são mais baixos e há menos oportunidades de colocação no mercado de trabalho para a população.
Pensando em como melhorar essa realidade, a prefeita de Clevelândia, Rafaela Losi, e o vice-prefeito José Luiz Fernandes, firmaram uma parceria com o Senai para oferecer diversos cursos profissionalizantes aos clevelandenses. No total, 17 capacitações profissionais, em segmentos variados, foram disponibilizadas gratuitamente a todos que tiverem interesse em desenvolver habilidades e competências.
Conforme Rafaela, uma das metas de sua gestão é acabar com essa impressão de que Clevelândia é apenas uma ‘cidade-dormitório’. “Nosso objetivo é qualificar o nosso povo, esse sempre foi meu sonho. Assim, garantimos que todos consigam trabalhar e ter salários dignos, além de contribuir para o desenvolvimento econômico do município”, avalia.
Para alcançar esse objetivo, os esforços, conta Rafaela, são de todas as secretarias e departamentos da Prefeitura. “Todos estamos trabalhando juntos para que isso se realize. Estamos apostando nessa estratégia e investindo na formação da nossa população para melhorar a qualidade de vida na nossa cidade”, diz.
Cursos
Os primeiros cursos foram ofertados no mês de junho, e alguns deles já foram até finalizados. Entre os escolhidos estiveram grafiteiro, Cozinha Brasil, costura industrial, instalação e manutenção de ar-condicionado, pacote Office, elaboração de currículos, técnicas de entrevistas de emprego e informática – e-commerce.
“As qualificações vão desde as mais básicas, como ensinar a forma correta de se comportar em uma entrevista de emprego, até qualificação para profissões que estão em alta, como e-commerce e graffiti. Queremos que as pessoas realmente saiam dos cursos e consigam trabalhos dignos, que se sintam incluídas e esperançosas em relação ao futuro”, sonha Rafaela.
Além desses que já estão em fase de conclusão, uma nova remessa de qualificações já está sendo planejada. Dessa vez, serão ofertados cursos de costura industrial, costura pilotista, panificação, torno CNC, instalações hidráulicas prediais, técnicas de construção civil em alvenaria, elétrica básica residencial, instalação de alarmes e portão eletrônico, organização e boas práticas para açougue, instalador de linhas elétricas e iluminação pública, assistente administrativo de ação social e assistente administrativo para a educação.
“Além desses 17 que fechamos com o Senai, e que já estão contratados, já firmamos uma parceria com a Associação Comercial para darmos andamento ao projeto. O presidente eleito da Associação, Antonio Chiarani, se prontificou a nos ajudar nessa missão”, fala Rafaela, dizendo esse é um apoio fundamental. “É importante saber que essas instituições estão do nosso lado, principalmente porque elas também vão poder crescer com a melhora da qualidade de mão de obra. Queremos ver Clevelândia se desenvolver”, diz a prefeita.
Os interessados em participar dos cursos devem procurar informações através dos telefones (46) 3252-3399 e (46) 3252-1472.