Estrutura iniciará suas atividades no próximo ano, em fevereiro; após aberta ofertará um serviço de atendimento integrado e especializado à terceira idade
Na tarde de ontem (20), o Município de Palmas realizou a solenidade de inauguração da Clínica do Idoso ‘Wilma Marins Cardoso’. O evento contou com a participação do vice-governador do Paraná, Darci Piana, e de alguns deputados.
Apesar de ter sido inaugurada nessa segunda, a estrutura iniciará suas atividades apenas em fevereiro. Após aberta, funcionará de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
“A prefeitura e o Governo do Estado colocam mais um equipamento à disposição da população de Palmas, para dar atendimento digno principalmente às pessoas idosas”, afirmou o vice-governador. “A cidade vai aos poucos ganhando novos investimentos e estruturas para atender seus moradores”.
O município tem uma população de pouco mais de 51 mil pessoas, sendo cerca de 11 mil idosos. “É a primeira clínica especializada na atenção integral do idoso no Estado, para atender melhor essa população com toda a estrutura necessária”, disse o prefeito Kosmos Nicolaou.
De acordo com o secretário de Saúde de Palmas, Rafael Barboza Santos, todo atendimento na clínica funcionará como livre demanda. Na prática, como ele explica, ao chegar no espaço, os pacientes passarão por uma triagem. Depois, terão uma consulta com um clínico geral e, após isso, serão encaminhados aos serviços ofertados no local — esses seguirão sistema de agendamento.
“Trata-se de uma obra moderna que respeita, principalmente, a mobilidade do idoso, com acessibilidade, sistema sonoro de campainhas e o trabalho com o autocuidado, tanto na forma de orientações quanto ao uso de medicação e de seus direitos, quanto na oferta por atividades, como, por exemplo, o pilates”, comenta.
Agora, com o novo espaço, a população, com idade acima dos 60 anos, contará com uma oferta maior de locais para se consultar, pois, terá a sua disposição a clínica, as Unidades Básica de Saúde (UBSs) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.
O espaço — situado na região central de Palmas, na avenida Clevelândia, nº 367, no bairro Cascatinha — está planejado para atender toda a demanda de idosos do município, que, segundo um levantamento feito pela Secretaria de Saúde durante a campanha de vacinação contra a covid-19, se aproxima de 12 mil pessoas.
Serviços prestados a comunidade idosa
A clínica oferecerá a todos os idosos do município um atendimento integrado e especializado, assim como ocorre na Clínica Infantil e na Clínica da Mulher.
No local, haverá uma equipe de enfermeiras e técnicas de enfermagem, uma farmácia, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, um clínico geral, serviço odontológico, sala de coleta de exames e também um espaço para atividades físicas.
Segundo o secretário, a clínica também disponibilizará, aos idosos que têm deficiência auditiva, um tratamento com fonoaudiólogo e a distribuição de aparelho auditivo aos que ainda não têm.
Investimentos
A obra contou com investimento superior a R$ 1 milhão. Deste valor, conforme o secretário de Saúde, R$ 400 mil são oriundos do Governo Estadual e o restante do Município.
Sistema de Saúde em Palmas
Funcionamento no fim de ano
Durante o fim de ano, o sistema de Saúde de Palmas funcionará normalmente. Como explica o secretário, todas as unidades de atendimento ao público — UBS, centro de especialidades, Clínica Infantil, Clínica da Mulher, UPA 24H, Upinha e o serviço do Caps — funcionarão normalmente, sem redução de serviço ou carga horária.
“Em meses anteriores, trabalhamos com escala de férias para que não tivesse a falta de profissionais no fim do ano e inviabilizasse o atendimento. Por isso, trabalharemos normalmente”.
Planos para 2022
Durante todo 2021, o foco do sistema de saúde de Palmas, assim como de todos os outros municípios do país, foi no combate à covid-19. Paralelo a isso, o Município também trabalhou na reorganização de seu fluxo de atendimento e na inauguração da UPA 24h, da Clínica Infantil, de UBSs e da Clínica do Idoso.
Já para o próximo ano, o Município deve focar seus trabalhos no fortalecimento da atenção primária. “Acreditamos que precisamos capacitar, replanejar e planificar melhor a atenção primária em saúde para que ela se torne mais resolutiva e assim, de alguma forma, contribua para que essa parte da especialidade não fique tão onerosa”, explica.
Além disso, o secretário ressalta ainda que, para o próximo ano, estão previstas reformas em UBS e o início do processo de licitação da UBS do bairro Rocio, que atenderá a população quilombola residente em Palmas.