A Prefeitura de Pato Branco realizará a inauguração do Parque dos Ipês no próximo sábado (24). O local será utilizado como memorial para as pessoas que faleceram devido à covid-19 e contará com a presença dos familiares das vítimas durante o ato a ser realizado a partir das 14h.
O Parque dos Ipês está localizado em anexo ao Parque da Pedreira e no local serão plantados 320 mudas de ipês nessa etapa simbolizando o total de pato-branquenses que faleceram devido à doença, o plantio contará com a presença dos familiares das vítimas.
De acordo com o secretário de meio ambiente, Vitor Debastiani Valer, as mudas de ipês foram escolhidas para fazer uma analogia da transformação da árvore, com tudo o que o momento da pandemia representou para a sociedade.
“O Memorial Parque dos Ipês tem o intuito de homenagear os falecidos vítimas da COVID-19. O projeto desenvolvido foi idealizado de forma a criar um percurso visual com as 4 nuances de ipês, o amarelo, roxo, branco e rosa”, destaca Vitor.
O secretário também salienta que a ação, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também faz parte das celebrações ao Dia da Arvore, comemorado no dia 21 de setembro, um projeto que prevê o plantio total de 750 mudas de ipês no local.
Com 4 mil metros, o Parque dos Ipês não será aberto para visitação e, segundo Vitor, estará disponível apenas para a contemplação da população, como forma de homenagem.
“Em tempos de covid-19, onde a pausa foi necessária, e nem tudo pode ser controlado. A vida é como um galho seco de ipê marcante e benevolente. Desta forma, buscamos com esse memorial um local de reflexão, a fim de que possamos ter um olhar mais cauteloso e afetuoso com o outro”, conclui o secretário.