*Com assessoria
Após anos de espera por parte da população, a Prefeitura de Pato Branco deu início, nesta semana, a execução da obra para a construção da primeira etapa do novo Teatro Municipal Naura Rigon. Nesse primeiro momento, serão realizados os serviços de readequação da fundação e início da superestrutura, com as vigas do térreo.
No total, estão sendo investidos R$ 4.979.301,49, entre recursos próprios e o valor restituído pelo seguro na ocasião do incêndio da antiga estrutura. O prazo para que a empresa licitada conclua a obra é de 300 dias.
“Uma obra muito aguardada pela população pato-branquense, está tomando forma e logo estará a disposição para receber grandes eventos e fortalecer a nossa cultura. Legitimar a cultura, um dos eixos mais importantes para a sociedade, possibilitará a preservação da história do nosso município”, afirma o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.
A estrutura completa do novo espaço será de 2.164,95m², com salas para dança, reunião, artesanato, música e teatro, espaço administrativo, vestiários, banheiros, camarins, áreas técnicas, depósitos e auditório com palco e capacidade para 668 cadeiras para o público.
Relembre
O Teatro Naura Rigon foi consumido pelo fogo na madrugada do dia 17 de abril de 2018, quando um incêndio de grandes proporções tomou conta do espaço.
Apesar das chamas, as estruturas da Biblioteca Municipal Professora Helena Braun e do Museu Histórico José Zanella, anexos ao Teatro, não foram atingidas, não comprometendo, assim, o acervo bibliográfico e histórico de Pato Branco.
A demolição do que restou do teatro aconteceu em 2020 e, em janeiro de 2021, a administração pública limpou o terreno para dar início as obras de reconstrução, porém, no mês seguinte, as obras foram suspensas devido a incoerências no projeto estrutural.
Em outubro de 2022, o Executivo de Pato Branco assinou o contrato e Ordem de Serviço para a execução da primeira fase de construção do novo espaço.
Em matéria publicada pelo Diário do Sudoeste ainda em outubro do ano passado, a secretária de Educação e Cultura, Jusara Rittzmann, afirmou que é um importante passo na valorização e fomento das expressões culturais e artistas locais. “É essencial oportunizar que as crianças pato-branquenses também desenvolvam referência e identidade cultural ao usufruir desse espaço”, afirma.
Histórico
A inauguração do Teatro Municipal Naura Rigon aconteceu em dezembro de 1996 e, na época, era considerado o terceiro maior teatro do Paraná, com capacidade para 650 pessoas. O local era parte de um conjunto de prédios culturais, também conhecido por Centro Cultural de Pato Branco Raul Julglair, onde também abrigava a Biblioteca Municipal Helena Braun e o Museu Municipal José Zanella.
A primeira reforma do teatro aconteceu em 2008, após 12 anos de sua inauguração. Em 2015, foi iniciado a segunda reforma do teatro, que se estendeu até 2016, quando, para respeitar regras de segurança, a capacidade da sala de espetáculo foi reduzida. O incêndio aconteceu apenas dois anos após a conclusão da reforma.
Comentários estão fechados.