O engenheiro civil Franch Costella, da Secretaria de Agricultura de Pato Branco, detalhou o andamento das obras de asfaltamento nos trechos de Cachoeirinha e Passo da Ilha. A pavimentação faz parte de um convênio entre a Prefeitura de Pato Branco e a Itaipu Binacional, que fornece os recursos para o projeto.
Sistema de Pavimentação Utilizado
O método adotado é o Tratamento Superficial Triplo (TST). Segundo Costela, a pavimentação inclui várias camadas para garantir a durabilidade e a qualidade do asfalto. “Consiste na execução de uma base de rachão, seguida por uma base de brita graduada e uma imprimação. A empresa executora corrigirá quaisquer imperfeições, como buracos, para que a base esteja em perfeitas condições antes da aplicação final”, explicou.
Etapas do Tratamento Superficial Triplo
O processo do TST envolve:
- Aplicação de uma camada de emulsão e uma camada de brita grossa
- Seguido de outra camada de emulsão e uma camada de brita média
- Finalizando com mais uma camada de emulsão e uma camada de pó de pedra
A execução da etapa final começará na próxima segunda-feira, conforme o cronograma da empresa responsável pela obra.
Leia também
Sinalização e Acostamento
Após a conclusão do TST, haverá a pintura da pista e a instalação de sinalização vertical e horizontal, conforme previsto no orçamento. “A pintura do pavimento e a instalação de placas são etapas essenciais para a segurança do trecho,” ressaltou Costela.
Por fim, a Prefeitura planeja realizar o aterro das laterais da estrada, preparando o terreno para um futuro acostamento, o que contribuirá ainda mais para a segurança dos usuários da via.
Comentários estão fechados.