A Prefeitura Municipal de Pato Branco divulgou o estudo técnico que serviu de base para o programa de implantação de redutores de velocidade, também conhecidos como lombadas eletrônicas.
A pesquisa, após a verificação e registro das condições de segurança e tráfego em trechos críticos de determinadas vias, teve o propósito de orientar a instalação dos medidores de velocidade. Adequadamente instalados, esses medidores têm a função de adequar o tráfego de veículos a velocidades compatíveis com as circunstâncias do cotidiano naqueles trechos.
Dados e metodologia
O levantamento técnico tem 147 páginas e reúne dados detalhados de cada uma das vias e trechos que viriam a receber as lombadas eletrônicas. No total, são 12 vias em Pato Branco contempladas com os redutores, e que tiveram as atividades de tráfego diárias registradas e compiladas no escopo do estudo. As medições foram realizadas entre os dias 20 e 24 de novembro.
Entre as características abordadas no estudo, foi considerado por exemplo, se ocorre trânsito de crianças, pessoas com deficiência ou ciclistas, bem como a média diária de veículos trafegando no trecho. Dados como o nível de percepção do condutor, a distância indicada para frenagem em função da reação no local, e ainda, a velocidade de fato imprimida antes da fiscalização naquele ponto, são também informações que compõem o diagnóstico. Outro índice considerado no estudo trata o número de acidentes nos locais críticos entre os anos de 2020 e 2023, confirmando a ocorrência destes eventos em todos os pontos apontados.
O diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco-Depatran, Robertinho da Luz Dolenga, disse que após o dia quinze, data do início das operações, o órgão deu início a um levantamento por um período de sete dias, no qual registrou-se 651 mil veículos trafegando pelos redutores. Desse total, em torno de 1.950 condutores excederam a velocidade. Isso significa, destaca Dolenga, que a ocorrência de excesso de velocidade em relação o número total de passagens é de 0,30%. “Veja, menos de 1% dos condutores infringiram a velocidade regulamentar de 40 km/h. Desta forma podemos afirmar que, os condutores estão respeitando a velocidade regulamentada nesses locais. Isso é extremamente positivo sobre o ponto de vista preventivo em relação a ocorrência do acidente”, conclui Dolenga.
Confira mais detalhes sobre o estudo sobre redutores de velocidade por aqui.
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