Prefeitura e Itaipu realizam curso sobre uso popular de plantas medicinais

A Prefeitura de Pato Branco, em parceria com o projeto Plante e Colha Saúde, vai promover no dia 14 de maio, às 13h30, no CTG Carreteando a Saudade, um curso sobre o uso popular de plantas medicinais. O projeto é desenvolvido pela Sustentec e Itaipu Binacional.

Esta ação da Administração Municipal integra o Programa Itaipu Mais Que Energia, que alinha a geração de energia com responsabilidade social e ambiental, e também está de acordo com o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

As plantas medicinais são um recurso importante na manutenção da saúde e da qualidade de vida da população, cujo uso ocorre há milhares de anos e é repassado de geração em geração.

Adriana Honaiser Favero, nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, destaca que para participar do curso não é necessário fazer inscrição, basta entrar no grupo de whatsapp, através do link: https://chat.whatsapp.com/Dfj1hF8QCQG1DSpnelytm1.

O objetivo é reunir cerca de 200 participantes entre agentes de saúde, público do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), feirantes, agricultores familiares e a população em geral, para repassar sobre a prática e os benefícios das plantas medicinais.

Adriana ressaltou que a ideia é que, aliado a outras ações do projeto e da Secretaria de Saúde, nas situações em que é possível, se possa reduzir, a longo prazo, o consumo de medicamentos convencionais, que além de muitas vezes trazerem efeitos colaterais, geram impacto para descarte de embalagens e dos próprios medicamentos não utilizados. Além disso, busca-se retomar e valorizar conhecimentos populares de cuidado em saúde.

Segundo o farmacêutico Fernando Branco, a cada 15 dias o município recebe uma média de 50 kg de medicamentos, já sem as embalagens, que são devolvidos pela população. As embalagens são encaminhadas para a reciclagem e além de pagar pelo medicamento, o município também precisa arcar com o custo do descarte.

Entre os temas que serão abordados no curso, destaque para utilização correta das plantas medicinais, práticas de infusão, identificação correta das plantas, receitas de xaropes e pomadas, entre outros.

Em Pato Branco, a iniciativa é uma parceria das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Agricultura e Educação e Cultura. O projeto é dividido em fases, e o curso de uso popular das plantas medicinais é a primeira delas, depois terão outros cursos, como o de cultivo das plantas e sobre prescrição para os profissionais da saúde.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.