Prefeitura realizou drive-thru em campanha de coleta de lixo eletrônico

Neste sábado (27), a Prefeitura de Pato Branco realizou um drive-thru na praça Presidente Vargas para coleta de resíduos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos em desuso. Esta foi mais uma edição da campanha, “Descarte Consciente”, coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com a empresa de logística reversa Sete Ambiental.

A campanha tem como objetivo dar um destino correto a resíduos, produtos e equipamentos que, com o passar do tempo, perdem sua utilidade. Além disso, eletrônicos, quando descartados incorretamente, podem liberar substâncias tóxicas na água, no solo e no ar.

A coordenadora da ação, Raiana Tavares, explicou que em campanhas anteriores o volume coletado na campanha chegou a 7 toneladas de equipamentos e resíduos. Para esta edição, expectativa é de que se recolham até 10 toneladas de lixo eletrônico e produtos sem utilidade. Uma avaliação final, entretanto, só será possível a partir de segunda-feira. O programa também foi realizado em São Roque do Chopin durante a semana.

Raiana esclarece ainda que a Secretaria de Meio Ambiente estuda a possibilidade de se realizar este evento a cada dois meses, além de se promover a mesma ação nos bairros.

Destinação

A destinação de eletroeletrônicos, pilhas e baterias será realizada por meio de uma parceria com a Sete Ambiental, empresa sedeada em Curitiba e especializada no segmento de descarte ambientalmente correto. Os pneus são recolhidos pela empresa P Pneus, que será responsável pelo reaproveitamento do material.

Raiana destaca a importância de se promover essa conscientização da população sobre o descarte adequado, um vez que o aterro sanitário não pode receber esse tipo de produto, e o volume que se acumula todos os anos é consideravelmente grande gerando um problema para a própria população.

“A população frequentemente nos procura. Além disso, não se resume apenas aos computadores e televisores; temos que destinar adequadamente também refrigeradores, ar condicionados, enfim. E é importante fazer esse descarte de forma correta, alerta Raiana.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.