A Prefeitura de Pato Branco está atualizando o sistema de videomonitoramento Pato 360, incorporando tecnologias avançadas e novas estratégias para melhorar a segurança e ampliar estruturas de vigilância urbana.
Na última sexta-feira (13), o município firmou o Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI) com a empresa Proc Especialistas em Infraestrutura de TI Ltda. De acordo com a Prefeitura, a assinatura segue as diretrizes da Lei Complementar nº 182, de 1º de junho de 2021, conhecida como o Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador.
“Implantamos o Pato 360 em 2021, como uma forma de ampliar a segurança do pato-branquense. Agora, estamos reestruturando todo o sistema de videomonitoramento, indo além da vigilância, implantando novas tecnologias. Estamos fortalecendo a segurança dos pato-branquenses e garantindo proteção em todas as áreas do município”, disse o prefeito, Robson Cantu.
O novo sistema utiliza inteligência artificial e processamento avançado de dados para capturar imagens, analisar informações e integrar ações de segurança que deverão favorecer a tomada de decisões em políticas públicas.
Entre os principais recursos previstos estão:
- Reconhecimento facial e leitura de placas veiculares: câmeras instaladas em áreas estratégicas, como instituições de ensino municipais, reforçarão a segurança no entorno escolar.
- Aplicativo de emergência para escolas e CMEIs: a ferramenta permite um acionamento rápido em situações críticas, protegendo estudantes e professores.
- Viaturas inteligentes: equipadas com tecnologia de monitoramento, elas estarão conectadas ao sistema central, garantindo respostas mais rápidas e eficientes.
- Cobertura ampla de vigilância: o projeto prevê a instalação de mais de uma câmera para cada 100 habitantes, garantindo um alcance robusto em toda a cidade.
“O sistema de videomonitoramento pato-branquense alcança um dos maiores índices de cobertura de videomonitoramento do mundo, colocando Pato Branco como referência global em segurança eletrônica”, complementou o prefeito.
Comentários estão fechados.