O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, participou na noite de terça-feira (20), em Curitiba, da cerimônia de formatura de uma nova turma da Polícia Civil do Paraná. Ao todo, 126 novos profissionais foram diplomados, incluindo 12 delegados, 106 agentes de polícia e 8 papiloscopistas.
Durante o evento, Curi destacou os investimentos em segurança pública realizados pelo Governo do Estado, que têm resultado em quedas sucessivas nos índices de criminalidade, com redução nas taxas de homicídios, furtos e roubos. Ele também ressaltou o avanço no combate ao tráfico de drogas, com recorde de apreensões registradas em 2025.
“Isso é resultado do trabalho de profissionais qualificados que atuam na segurança pública do Paraná”, afirmou o parlamentar.
O deputado ressaltou que a gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) tem promovido uma série de ações para modernizar e valorizar as forças de segurança, como a aquisição de novas viaturas, armamentos, equipamentos e sistemas de inteligência, além do aumento do efetivo e da melhoria nas condições de trabalho.
“Sabemos que o combate à criminalidade precisa ser forte e constante, mas não se pode negar que a segurança pública do Paraná vive um momento extraordinário”, observou Curi.
Alexandre Curi também mencionou os projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa voltados ao fortalecimento da segurança, como a proposta que regulamenta o Quadro Próprio da Polícia Penal, modernizando a estrutura da carreira. Outro destaque é a autorização para novos concursos públicos, que permitirá ampliar os efetivos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Polícia Penal.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, os novos policiais civis irão atuar de forma estratégica para agilizar o atendimento em centrais de flagrante, delegacias regionais e especializadas, além de distritos policiais em todo o Estado.
Os 12 delegados recém-formados serão designados para comarcas do interior, enquanto os 106 agentes atuarão em Curitiba e na Região Metropolitana (35), bem como em delegacias de outras regiões do Paraná. Já os 8 papiloscopistas serão distribuídos entre a Capital (1), a RMC (1) e o interior (6).
Desde 2019, a Polícia Civil do Paraná já incorporou 991 novos profissionais ao seu efetivo, fortalecendo a capacidade de investigação e atendimento à população.
Comentários estão fechados.