O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), participou nesta quarta-feira (18) do lançamento da duplicação do Contorno Norte de Curitiba (PR-418). A solenidade contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do ministro dos Transportes, Renan Filho, e de diversos parlamentares e autoridades estaduais.
A duplicação marca o início das obras do Lote 1 da nova concessão de rodovias do Paraná, sob responsabilidade da Via Araucária, empresa vencedora do leilão. O trecho contemplado nesta primeira etapa tem 16,76 quilômetros, entre os km 5 e 21 da PR-418, e inclui a construção de sete viadutos, visando melhorar o acesso aos bairros da região metropolitana e garantir mais fluidez ao tráfego.
A licença ambiental foi emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT), e a previsão de conclusão da obra é para 2027.
“Estamos acompanhando o maior investimento em infraestrutura da história do Paraná. Cerca de 40% da população do Estado vive na Grande Curitiba, que concentra 35% do PIB paranaense. Esta é uma obra fundamental para o desenvolvimento regional”, destacou Alexandre Curi.
O presidente da Assembleia também ressaltou a estabilidade política entre os Poderes, que tem impulsionado os avanços no estado. Ele citou a nova concessão como resposta a anos de tarifas altas:
“Defendemos um modelo transparente, com tarifas justas, depois de 20 anos em que os paranaenses pagaram o pedágio mais caro do Brasil.”
Novo modelo de concessões
O governador Ratinho Junior afirmou que a duplicação da PR-418 (Contorno Norte) simboliza o início de uma nova fase na infraestrutura do Paraná, com um modelo de concessão que tem servido de referência nacional:
“Esse processo foi transparente e participativo. O novo modelo prevê muitas obras e tarifas mais justas, e já está sendo adotado pelo governo federal em outras regiões do país.”
O ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou que o Paraná está no centro do maior ciclo de concessões da história brasileira:
“São R$ 120 bilhões previstos em investimentos no Paraná, dos quais R$ 60 bilhões já foram contratados. O início da obra no Contorno Norte simboliza essa nova fase de desenvolvimento.”
Detalhes das obras do Lote 1
O Lote 1 da concessão contempla:
- 344 km de duplicações
- 215 km de faixas adicionais
- 32 km de vias marginais
- 27 km de ciclovias
- 86 obras de arte especiais, como viadutos, trincheiras e passarelas
A concessão é uma parceria entre os governos estadual e federal, com estruturação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A Via Araucária será responsável pela gestão de rodovias que atendem Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais.
O evento reuniu ainda os deputados estaduais Anibelli Neto presidente estadual do MDB, Fabio Oliveira (PODE), Gilberto Ribeiro (PL), Alisson Wandscheer (SD) e Ney Leprevost (União), além do deputado federal Toninho Wandscheer. Também estiveram presentes: Guto Silva (secretário das Cidades), Rafael Greca (Desenvolvimento Sustentável), Luizão Goulart (Administração e Previdência), Santin Roveda (Detran-PR), Fernando Furiatti (DER-PR), Everton Souza (IAT), Gilson Santos (Amep), Marcello da Costa Vieira (Secretaria Nacional dos Transportes), Guilherme Sampaio (diretor-geral da ANTT), Fabrício Galvão (diretor-geral do DNIT)





