O empresário Geovanni Marins Cardoso, fundador e presidente da Mondial Eletrodomésticos, receberá o Título de Cidadão Benemérito do município de Palmas – PR na próxima segunda-feira (20).
Nascido e criado em Palmas, Geovanni formou-se engenheiro elétrico na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Atuando em multinacionais alemãs e americanas, foi conquistando espaço no mercado. Em 2000, fundou a Mondial Eletrodomésticos, que na época contava com apenas 30 colaboradores.
Atualmente a empresa possui 4.600 colaboradores, que trabalham nas várias unidades distribuídas por todo o mundo, sendo três só no Brasil. O maior complexo está instalado em Conceição do Jacuípe, na Bahia, sendo a maior fábrica do mundo fora da China. Esta unidade distribui produtos para todo o Brasil.
A Mondial é marca líder no mercado brasileiro de Eletroportáteis, com 36% de market share em 2021.
Com todo esse reconhecimento e trabalho, a Mondial apostou em um novo momento, adquirindo, em 2020, a fábrica da Sony, que fica em Manaus, para aumentar sua rede de produtos.
Com essa nova aquisição, a empresa pretende montar, além dos produtos eletrônicos atuais, fornos de micro-ondas (a partir de dezembro de 2021), ar-condicionado e TVs (a partir de fevereiro de 2022).
Recentemente, também comprou/licenciou a japonesa AIWA, e vai produzir, na fábrica de Manaus, produtos de tecnologia, como TVs, som e headphone, com o lançamento previsto para fevereiro de 2022.
A Mondial, além de ser presença forte no mercado brasileiro, também se destaca nos países do Mercosul e segue aumentando sua participação na Europa. Em outubro de 2021, ganhou o Prêmio Top of Mind em Air Fryers e Cafeteiras.
A previsão de faturamento da empresa para 2021 é de R$ 4 bilhões, resultado de muito trabalho com dedicação.
O título de Cidadão Benemérito de Palmas para Giovanni Marins Cardoso foi proposto por seu colega de infância e juventude, hoje vereador e presidente da Câmara Municipal de Palmas, Dr. José Maria de Araújo Perpétuo Filho (Dr. Nego).