Presidente do Legislativo solicita à CPP viabilidade de estudo sobre a UPA

Estudo poderá indicar soluções em relação à superlotação e demora no atendimento do local

Assessoria

Durante a Sessão Ordinária da última quarta-feira (4), o presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pato Branco, Claudemir Zanco (PL), solicitou, em nome de todos os vereadores, à presidente da Comissão de Políticas Públicas (CPP), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), que fosse realizada uma reunião entre seus membros, para a tramitação de um possível estudo sobre a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h, do município.

Segundo Zanco, o objetivo deste estudo será fazer um levantamento mais aprofundado sobre estrutura física, fluxo de pacientes e de atendimentos, número de profissionais, organização, entre outros, para que se possa esclarecer e buscar soluções em relação à superlotação e demora no atendimento do local.

No dia 27 de abril, o presidente da Casa de Leis esteve na Unidade, junto com o vereador Romulo Faggion (União), para ouvir a população sobre as constantes reclamações feitas aos vereadores, sobre o local. Na oportunidade, reuniram-se também com o diretor técnico da unidade, Felipe Balem, para esclarecer sobre o que Executivo estaria fazendo para resolver esta questão.

“Verificamos que a situação está muito difícil, tanto para os profissionais que lá atuam, quanto para os pacientes, tendo em vista que a estrutura atual não atende à demanda necessária e, ainda, há uma quantidade deficitária de médicos, com atendimentos diários que chegam ao dobro do que a unidade suporta. E a pedido da população, que também cobra dos vereadores um posicionamento em melhorar o sistema, após realizar este estudo, poderemos obter um embasamento técnico para apresentar ao Executivo e requerer medidas para sanar este problema”, afirmou o presidente.

Reunião da CPP

Acatando a solicitação feita em Plenário, a presidente da Comissão de Políticas Públicas (CPP), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), realizou uma reunião com os membros da comissão, na tarde de quinta-feira (5). Fazem parte da CPP os vereadores Rafael Celestrin (PSD) e Januário Koslinski (PSDB), que esteve representado pela sua assessora parlamentar, Fernanda Chioquetta. Também participaram da reunião o presidente da Câmara, Claudemir Zanco (PL), e o procurador legislativo, Luciano Beltrame.

Após a reunião, de acordo com Maria Cristina, ficou definido que a CPP irá estabelecer uma estratégia entre os membros para dividir as diligências que deverão ser realizadas. “Inicialmente iremos enviar um ofício à Secretaria Municipal de Saúde, para verificar se a Prefeitura já possui algum estudo em andamento sobre a situação da UPA e das Unidades Básicas de Saúde. A partir de então, fazer um levantamento para viabilizar a contratação de uma empresa por meio do Legislativo, a fim de colocar em prática este estudo”, afirmou.

A presidente da Comissão também relatou que os membros deverão fazer visitas in loco, para colher informações sobre as principais problemáticas. “Com estas informações em mãos, e juntos com o Executivo, poderemos ter um norte em busca de soluções”, concluiu.

você pode gostar também
Deixe uma resposta