Há quem relate gostar do frio, contudo, quando ele chega de forma extrema até mesmo os apreciadores das temperaturas mais baixas acabam manifestando o desejo de pelo uma temperatura alguns graus acima.
O frio ainda por de garantir imagens bonitas, principalmente quando há a formação de geada, no entanto, ele se torna vilão quando a situação é de vulnerabilidade social.
Na quinta-feira (18), o Município de Pato Branco valendo-se de previsões meteorológicas emitiram alerta para a população quanto ao frio intenso, que vai até o domingo (21). Também foi disponibilizado contato para situações de emergência e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Na madrugada da sexta-feira (19) de acordo com o Simepar a menor temperatura registrada em Pato Branco foi de 1,3ºC.
Rede de apoio
Com o alerta gerado pela Secretaria de Assistência Social, a equipe da Defesa Civil e da Abordagem Social estiveram alerta durante a madrugada de sexta e assim permanecem nos próximos dias, para atender as pessoas que necessitam de abrigo por conta do frio.
Segundo a secretária Luana Varaschim Perin, não houveram acionamentos pelos canais disponibilizados. No entanto, a própria equipe da secretaria, em busca ativa identificou uma família que estava necessitando de atendimento. A eles foram entregues cobertores.
Ainda durante a madrugada, outros atendimentos foram realizados, mas a pessoas que com regularidade a equipe da abordagem já mantem contato.
Luana comenta que mesmo não tendo sido realizado um amplo atendimento referente ao frio, a secretaria segue preparada com cobertores e alimentos, além da Casa de Passagem estar em alerta para o recebimento desta população.
Conforme a secretária, na Casa de Passagem estão sendo concentrados os encaminhamentos de pessoas adultas, e famílias, enquanto que dependentes químicos, são encaminhados para o Missão Vida Nova.
Provopar
Outro braço de atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade é o Provopar.
Somente na noite de quinta e madrugada de sexta, a associação apoiou a secretaria distribuindo alimentos por meio do Sabores do Inverno, que entregou 160 quentinhas a famílias do Vila São Pedro, no bairro São João.
Previsão
Na tarde da sexta, o Simepar publicou que “por conta da incursão de um ar frio de origem polar, o frio mais intenso ainda persiste no Paraná. Com isto, há previsão para formação de geadas no estado”. A incidência no Sudoeste foi descrita como moderada.
Para Pato Branco a mínima prevista para este sábado (20) foi de 2ºC e máxima de 17ºC; já para o domingo, a mínima prevista é de 7ºC, com máxima de 20ºC. Para a segunda-feira (22), mínima de 9ºC e máxima de 21ºC.
Quem chamar
Defesa Civil – (46) 3272-3000
Abordagem Social – (46) 99108-4457
Menores temperaturas da região
Palmas -2,4ºC
Capanema 1,1ºC
Pato Branco 1,3ºC
Francisco Beltrão 2,5ºC
Cruzeiro do Iguaçu 3,2ºC
Menores temperaturas no estado
Palmas -2,4ºC
Pinhão -0,5ºC
Guarapuava -0,3ºC
São Mateus do Sul -0,2ºC
Cascavel 0,7ºC
*Fonte: Simepar