Nesta terça-feira 21 de maio, o Paraná apresenta condições de estabilidade climática em todas as regiões. A formação de nuvens e a possibilidade de chuva são mínimas, embora haja uma maior variação na nebulosidade entre a Serra do Mar e o litoral. Mesmo em Curitiba, o dia começa com mais nuvens, mas o sol deve predominar ao longo do dia. Essa concentração de nuvens tende a diminuir durante a manhã.
O interior do Estado deve experimentar um rápido aquecimento. As temperaturas, que começaram mais amenas no centro-sul e nos campos gerais, também se elevam nessas regiões. No entanto, é no norte do Paraná que se espera as temperaturas mais altas, com valores entre 28 e 29 graus, podendo se aproximar dos 30 graus no norte pioneiro e no extremo noroeste, áreas de divisa com São Paulo e Mato Grosso do Sul, respectivamente.
Essa estabilidade no clima persiste até amanhã, quarta-feira, sem previsão de chuva para o estado. Contudo, na quinta-feira, o tempo começará a mudar. Uma frente fria, que já avança pela região sul do Brasil a partir de hoje, trará mudanças para o Paraná. As primeiras regiões a serem afetadas serão o oeste e o sudoeste do estado. Até mesmo no centro-sul e parte do noroeste, já na noite de quinta-feira, pode haver mudanças no tempo.
Com o avanço desse sistema frontal, o risco de temporais aumenta devido às temperaturas mais elevadas, o que potencializa a chance de tempestades entre quinta e sexta-feira. Na madrugada de sexta, o sistema frontal avançará por todo o Paraná, trazendo pancadas de chuva e trovoadas para quase todas as áreas do estado. O risco de temporais não está descartado.
Além disso, o frio será o grande destaque após essa frente fria. As temperaturas cairão significativamente, especialmente no extremo sul do Paraná, onde os termômetros podem marcar abaixo de 5 graus, possivelmente registrando as primeiras geadas do ano.
Fonte: Lisandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.
Comentários estão fechados.