O Paraná neste final terá mais dois dias de tempo abafado, com pancadas de chuva localizadas. No sábado (22), o clima no Paraná segue instável, com previsão de chuvas isoladas nas regiões dos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral, segundo o Simepar. Enquanto isso, nas demais áreas do estado, o tempo abafado deve predominar, favorecendo a formação de áreas de instabilidade entre a tarde e a noite.
Já no domingo (23), a possibilidade de chuva diminui em grande parte do estado, exceto no Noroeste, onde o calor intenso persistirá e poderá ocorrer pancadas de chuva noo decorrer do dia.
Para o Sudoeste a previsão do tempo segundo o Simepar, é de tempo quente com temperaturas em Pato Branco entre 19ºC e 30ºC, Francisco Beltrão entre 20ºC e 30ºC e Capanema entre 23ºC e 33ºC. A probabilidade de pancadas de chuva na região é pequena mas não é descartada.
Além da previsão do tempo, um fenômeno climático raro, conhecido como “Scud Cloud”, chamou a atenção em Ibituva, nos Campos Gerais, na quinta-feira (20).
O que é a “Scud Cloud” registrada no Paraná?
A “Scud Cloud” encantou os moradores de Ibituva ao final da tarde de quinta-feira (20), sendo registrada pelo fotojornalista paranaense Eduardo Matysiak. Trata-se de um fenômeno atmosférico causado pela combinação de alta umidade do ar e temperaturas elevadas. Apesar de sua aparência impressionante, que pode lembrar um furacão ou tornado, a “Scud Cloud” é inofensiva e não está associada a tempestades ou outros eventos climáticos severos, conforme explica o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Esse efeito visual ocorre devido a nuvens baixas que, em terrenos específicos e sob alta umidade, criam uma ilusão de ótica, como se tocassem o chão. O fenômeno não representa riscos, mas desperta curiosidade e, por vezes, preocupação entre a população.
“Scud Cloud” em Santa Catarina
No final de janeiro, a cidade de Faxinal dos Guedes, no Oeste de Santa Catarina, também presenciou uma “Scud Cloud”. Muitos moradores confundiram o evento com um tornado iminente, gerando pânico na região. Assim como no Paraná, especialistas esclareceram que o fenômeno é benigno, destacando a importância de informações confiáveis sobre condições climáticas.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.